Confira as cidades que a Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira, 24, uma operação contra fraudes na emissão de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina.
Mais de 60 policiais cumprem 9 mandados de prisão temporária, 21 de condução coercitiva e 32 de busca e apreensão em 12 cidades de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Candidatos reprovadas em outros estados conseguiam aprovação em Balneário Camboriú por meio de fraude e corrupção, conforme a Polícia Civil, que investiga o caso há cerca de um ano. Servidores públicos do Detran estariam envolvidos. As medidas cautelares foram expedidas pelo 1ª Vara Criminal de Balneário Camboriú.
Mandados
SC
- Tijucas
- Itapema
- Balneário Camboriú
PR
- Pinhais
- Araucária
- Piraquara
RS
- Taquara
- Novo Hamburgo
- Parobé
- São Leopoldo
- Rolante
- Uruguaiana
Investigação
De acordo a Polícia Civil, as investigações apontaram que um grupo criminoso envolvendo integrantes de centros de formação de condutores (CFCs) da região de Balneário Camboriú, entre 2012 e 2016, procurava residentes do Rio Grande do Sul e do Paraná para realizarem exames na cidade catarinense. “Os condutores captados para realização dos exames de habilitação do RS e PR apresentaram declarações de residências ideologicamente falsas, formalizadas por pessoas ligadas diretamente aos CFCs, a fim de realizarem os exames e, por sua vez, obterem a CNH. Há casos, inclusive, que foram constatadas a apresentação de faturas de empresas de telefonia falsificadas, exclusivamente com o fim de transferir o procedimento para SC”, informou a polícia.