Polícia Civil lança plataforma própria PCSC WebConf e inquérito digital

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Foto: Divulgação/PCSC

A Polícia Civil de Santa Catarina criou o Sistema PCSC WebConf, uma plataforma própria de videoconferência desenvolvida pela Gerência de Tecnologia da Informação da instituição. O lançamento aconteceu na tarde desta quarta-feira, 23, no auditório da Secretaria de Segurança Pública, em Florianópolis, em apresentação a diretores e delegados regionais.

O objetivo é aperfeiçoar a comunicação através de uma transmissão segura e criptografada. O sistema será utilizado para as mais diversas atividades administrativas como reuniões, cursos, capacitações e atendimentos psicológicos de forma remota.

Inquérito Digital

O sistema também poderá ser utilizado para inquirições remotas de vítimas, testemunhas e demais pessoas envolvidas em procedimentos policiais, como Inquéritos, Termos Circunstanciados, entre outros.

Desenvolvido com tecnologia de ponta, o sistema conta com recursos como bloqueio de chamada por senha, mensageiro instantâneo, compartilhamento de tela, entre outras funcionalidades. O sistema PCSC WebConf foi projetado para trazer maior eficiência e segurança às ações realizadas pela Polícia Civil no exercício de suas atividades administrativas e operacionais. Haverá um cronograma de implantação de todo o sistema pelo Estado.

“A Polícia Civil de Santa Catarina lança no dia de hoje um programa sem precedentes no intuito de modernizar os procedimentos policiais e os meios de investigação criminal, conforme o nosso planejamento estratégico”, destacou o Presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e Delegado Geral, Paulo Koerich.

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Economia

Na prática, o programa de videoconferência da Polícia Civil possibilitará ainda economia de recursos evitando deslocamentos de policiais e diárias, otimização de tempo dos profissionais e facilidade de comunicação.

Entre os exemplos estão o plantão digital (flagrantes por videoconferência) nas Centrais de Plantão Regionais, e o inquérito audiovisual  – instrução audiovisual e remota de todos os procedimentos policiais, ensino a distância (aulas online) e oitivas especiais (como atendimento psicológico, depoimento especial, investigações preliminares e inquirição de presos e adolescentes infratores).

Acompanharam o lançamento de forma online representantes do Judiciário, do Ministério Público de Santa Catarina e da OAB/SC.

Novas carteiras

Ainda nesta quarta-feira foi iniciado o processo de entrega simbólica das carteiras funcionais com a nova identidade visual da Polícia Civil.

O Diretor de Administração e Finanças da Polícia Civil, Valério Alves de Brito, representou os Delegados de Polícia por ser o delegado mais antigo em exercício presente no local. A carteira foi entregue a ele pelo Delegado Geral Paulo Koerich e a Delegada-Geral Adjunta, Ester Fernanda Coelho.

Também receberam a carteira, representando as demais carreiras, a escrivã de Polícia Kristian Celly Nascimento, a agente de Polícia Giovana Silveira da Silva e a psicóloga policial Juliana Belincanta.

Informações adicionais para imprensa:
Diogo Vargas
Assessoria de Comunicação
Polícia Civil – PC
E-mail: imprensa@pc.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-8708 / (48) 99119-8960
Site: www.pc.sc.gov.br 


Fonte: Governo de SC

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