Polícia Civil dá dicas de como evitar golpes nas compras online

49 views
3 mins leitura


Foto: Julio Cavalheiro / Secom

Com a proximidade do Natal, muitos consumidores devem dar preferência para as compras pela internet. Evitar trânsito e não precisar ficar nas filas dos caixas são algumas das vantagens desse tipo de compra. Para não cair em golpes, é preciso estar atento. Ao comprar em um site que não é seguro, além de chance de prejuízo, o presente pode nunca chegar. 

Não se deixar levar pelas ofertas anunciadas como imperdíveis é a principal dica da Polícia Civil de Santa Catarina para evitar golpes nas compras on-line. É preciso controlar o impulso e desconfiar de preços muito abaixo do mercado, como explica diretor de Inteligência da instituição, delegado Alfeu Orben:

“Os golpistas se aproveitam do momento para induzir os consumidores ao erro. Desconfie de ofertas com valores fora do mercado. É aconselhável acompanhar o preço das mercadorias. A melhor forma de evitar problemas é a prevenção. Na dúvida, busque os canais de comunicação das lojas e faça contato por telefone”, recomenda o policial.

O diretor de Inteligência da Polícia Civil do Estado dá outras dicas:

– Sempre fazer a compra e acessar ofertas pelo site oficial da loja, nunca em páginas diferentes; 
– Abrir o site oficial em outra página do navegador, nunca pela página indicada no anúncio da compra;
– Ter cuidado com os anúncios. Eles podem direcionar o consumidor para páginas falsas;
– Nunca clicar em links enviados por e-mails.  Eles redirecionam para páginas falsas. Elas também geram boletos, só que o pagamento é direcionado para a conta do golpista;
– Prestar atenção no endereço da página. Ele deve conter o nome oficial do estabelecimento, seguido pela extensão “.com.br”.  Páginas falsas podem ter o mesmo nome, porém com outra extensão. Exemplos: nomedaloja.net e nomedaloja.org
– Verificar se o site oferece uma conexão segura. O ideal é aparecer um cadeado fechado no canto superior esquerdo da página, antes do endereço.

Outras informações sobre como evitar golpes nas compras on-line podem ser obtidas no site da Polícia Civil e nas redes sociais. 

Informações adicionais para a imprensa
Fabiana de Liz
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação – SECom
E-mail: fabianadeliz@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3003
Site: www.sc.gov.br  
www.facebook.com/governosc e @GovSC


Fonte: Governo de SC

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Secretaria de Administração Prisional irá instalar 13 novas oficinas de capacitação em unidades catarinenses

Próxima publicação

Semana é decisiva para o futuro da Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano na Grande Florianópolis