PM de Porto União orienta como não cair no golpe de falso sequestro

285 views
4 mins leitura

Apesar das inúmeras reportagens orientando sobre o golpe do Falso Sequestro, ainda é comum vermos pessoas serem extorquidas por cidadãos infratores que se aproveitando do estado emocional das vítimas conseguem aplicá-lo. De quinta-feira, 26, para sexta-feira, 27, a PM recebeu 09 ligações de pessoas que foram alvos de ataques oriundos dessa prática ilícita.

SAIBA COMO FUNCIONA O GOLPE:

O cidadão infrator liga aleatoriamente para um número de telefone e diz que sequestrou alguém da família, geralmente falam “filha ou filho” e a vítima ouve alguém do outro lado da linha chorando e pedindo socorro.

É nesse momento que aproveitando do estado emocional da vítima o cidadão infrator consegue obter informações, pois quem está recebendo a ligação acaba associando o choro com seu familiar e sem perceber acaba até falando o nome.

Com essa informação já cedida pela vítima o marginal começa a pedir dinheiro, alegando que se não receber vai matar o suposto sequestrado. É bom esclarecer as diferenças básicas entre um sequestro real e o falso sequestro.

Num sequestro real, geralmente, o sequestrador passa algumas informações sobre a vítima e desliga dizendo que irá ligar novamente, pois ele não quer ser localizado nem identificado.

No falso sequestro geralmente a ligação é de um código de área de outro Estado ou de número bloqueado. Ele não fala dados sobre a vítima e espera obter alguma informação através do estado emocional da pessoa que está recendo a ligação para então comentar sobre a identidade do suposto sequestrado. Ele pressiona a vítima para não desligar o telefone até que receba o dinheiro, pois assim tenta evitar que se entre em contato com o suposto sequestrado e consigam desmascarar o golpe.

COMO EVITAR CAIR NESSE GOLPE

* Em primeiro lugar, apesar da pressão psicológica que irá receber, procure manter a calma;

* Evite falar o nome do suposto sequestrado e peça informações que confirmem se há realmente alguém feito de refém;

* Procure entrar em contato com a pessoa que alegam ter sido sequestrado;

* Se não conseguir, pergunte algo que apenas aquela pessoa saberia responder (nome de um avô, do melhor amigo, nome do cachorro).

E tenha consciência que em praticamente a totalidade dos casos é apenas um golpe que estão tentando aplicar para lhe extorquir dinheiro e quanto mais calmo conseguir se manter, mais rápido irá conseguir se livrar e desligar o telefone.

E procure sempre registrar a ocorrência, pois somente assim a polícia poderá tentar identificar o autor da ligação para poder responsabilizá-lo. (Via Polícia Militar de Porto União)

Para emergência, ligue 190.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Roubo seguido de sequestro relâmpago

Próxima publicação

Grave acidente na BR-476, em Paula Freitas