Parceria entre Sanepar e Frísia protege mananciais e beneficia produtores

194 views
3 mins leitura

Os 50 anos de experiência no manejo do gado leiteiro indicam para Dona Sueli Bavoso, proprietária da Chácara Rivieira, em Castro, que é hora de mudar. Sua propriedade foi uma das beneficiadas com a instalação de uma esterqueira, adequada às boas práticas ambientais. “A gente tem que caminhar para frente, acompanhar as mudanças, senão fica pra trás”, diz. A instalação das esterqueiras soma esforços da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), da Frísia Cooperativa Agroindustrial e dos próprios bovinocultores. O objetivo principal da iniciativa é evitar a contaminação do solo, dos lençóis freáticos e dos mananciais.

O Acordo de Cooperação Técnica entre a Sanepar e a Frísia foi assinado no ano passado, por meio do Programa Fundo Azul, desenvolvido pela companhia. Para receberem ajuda na implantação das esterqueiras, num primeiro momento foram selecionadas 15 pequenas propriedades, localizadas nas bacias hidrográficas dos rios Piraizinho, São João, São Cristóvão e represa de Alagados, todos mananciais de abastecimento público. São nove propriedades beneficiadas em Carambeí, cinco em Castro e 1uma em Piraí do Sul. “É uma parceria importante que pode servir de modelo a iniciativas com outras cooperativas do Estado”, avalia a gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, Ester Mendes.

A Sanepar ficou responsável pelo fornecimento de materiais e insumos para construir as esterqueiras, incluindo a instalação da geomembrana, e a Frísia usou seu know-how de tecnologia no desenvolvimento do projeto e orientação aos produtores.

“O produtor recebe os insumos e precisa adequar sua propriedade para encaminhar os dejetos dos animais para a nova esterqueira”, explica o gerente de Educação Socioambiental da Sanepar, Rafael Leite, em visita técnica às propriedades. Até agora, cinco delas já estão com a nova esterqueira implantada e outras três estão escavadas. Se o clima ajudar, a previsão é que todas estejam prontas no mês que vem.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Carretas do Conhecimento Digital começam as atividades em abril

Próxima publicação

Segurança entrega 1,4 mil ovos de chocolate para a campanha Páscoa Solidária