Órgãos de controle promovem a 1ª Semana Integrada da Transparência e do Combate à Corrupção de Santa Catarina

458 views
7 mins leitura

Estão abertas as inscrições para a 1ª Semana Integrada da Transparência e do Combate à Corrupção de Santa Catarina, marcada para os dias 1, 2 e 3 de dezembro, das 13h45 às 16h30. O evento será transmitido via internet e contará com a participação de seis especialistas no uso de instrumentos que promovem o controle e a transparência. A abertura será feita pelo Ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner de Campos Rosário. A Semana é uma promoção integrada da Controladoria-Geral do Estado (CGE-SC), Controladoria-Geral do Município de Blumenau (CGM) e Secretaria de Gestão e Controle da Prefeitura de Navegantes com o apoio da CGU.

Com o slogan Desafios para uma Gestão Ética e Íntegra, o encontro online tem o objetivo de despertar a participação da sociedade na administração pública, além de prestar contas sobre ações dos governos nas áreas de controle e transparência. O evento contará com duas palestras por tarde e espaço para perguntas dos participantes. Os órgãos promotores da Semana integram a equipe de Santa Catarina no Time Brasil, projeto da CGU criado para estimular a cooperação entre estados, municípios e órgãos parceiros com o objetivo de implementar ações de melhoria da gestão e do fortalecimento ao combate à corrupção.

As inscrições estão abertas no link doity.com.br/semana-da-transparencia. Os certificados de participação serão emitidos para quem participar de, no mínimo, quatro palestras. Para participar da Semana Integrada, basta acessar o Youtube da CGE-SC no horário marcado. O link é bit.ly/youtubeCGESC

Programação

1º dia – 01/12/2020
13h45 – Abertura com o Ministro da CGU, Wagner de Campos Rosário
14h – Boas-vindas dos órgãos promotores
14h15 – Transparência: Perspectivas e Desafios
Palestrante: Napoleão Bernardes

Doutor em Ciência Jurídica (Univali) e professor titular da Faculdade de Direito da Furb, Bernardes foi prefeito de Blumenau (2013-2018). A convite do Banco Mundial, foi o Conferencista de Abertura do Global Partners Forum 2019, promovido pelo Global Partnership for Social Accountability / World Bank Group, em Washington/DC. Foi reconhecido em 2016 como o gestor público do ano pelo CFA (Conselho Federal de Administração). Em 2017 foi premiado pela Esag Udesc com o 1º lugar no Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública.

15h15 – Jornalismo e Dados Públicos
Palestrante: Cristian Weiss
Cristian Edel Weiss é jornalista da NSC Comunicação, com atuações pelo Grupo RBS e Deutsche Welle, empresa federal de comunicação da Alemanha. É fellow do programa internacional Dataship, de formação em jornalistas de dados da Deutsche Welle Akademie, Alemanha. Também atua com fact-checking e integra o time de colaboradores do Projeto Comprova, coalizão de 28 dos mais importantes veículos de mídia do Brasil para combater a desinformação. É membro das associações Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), de Jornalistas em Educação (Jeduca) e da Escola de Dados, da Open Knowledge.

2º dia – 02/12/2020
14h15 – Corrupção: da prevenção ao combate
Palestrante: Clóvis Squio

Auditor interno do Poder Executivo de Santa Catarina, Clóvis Squio é gerente de Responsabilização de Entes Privados e Combate à Corrupção na CGE-SC. Seu trabalho é criar e aperfeiçoar instrumentos que ajudem a evitar irregularidades e investigar a participação de agentes públicos e privados em possíveis fraudes. Squio é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Administração pela Esag Udesc.

15h15 – Proteção ao denunciante no Brasil: da teoria à prática
Palestrante: Marcos Gerhardt Lindenmayer

Auditor Federal de Finanças e Controle, Marcos Gerhardt Lindenmayer é Chefe de Gabinete da Ouvidoria-Geral da União. Atua nas áreas de gestão interna, cooperação nacional e internacional, gestão de informações, planejamento e execução de projetos, normas, inovação e comunicação. Lindenmayer exerceu atividades na área de análise de recursos da Lei de Acesso à Informação ao longo dos três primeiros anos de implantação da LAI no Brasil.

3º dia – 03/12/2020
14h15 – O uso de novas tecnologias para a integridade da gestão pública
Palestrante: Raul Clei Coccaro Siqueira

Controlador-Geral do Estado do Paraná, Raul Clei Coccaro Siqueira é especialista em ética e compliance pela Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE) e pela Legal, Ethics & Compliance (LEC), membro do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP) e do Instituto Paranaense de Compliance (IPACOM). Secretário Geral da Comissão de Gestão Pública, Transparência e Controle da Administração e Conselheiro da Comissão de Direito da Cidade da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná.

15h15 – Boas práticas de combate à corrupção na visão do controle externo
Palestrante: Waldemir Paulino Paschoiotto

Auditor Federal de Controle Externo há 12 anos, Waldemir Paulino Paschoiotto é Secretário do Tribunal de Contas da União em Santa Catarina. Exerceu o mesmo cargo nos estados de Roraima e Mato Grosso. Atualmente, também coordena a Rede de Controle da Gestão Pública em Santa Catarina (biênio 2020-21). Paschoiotto é graduado em Ciências Contábeis e Direito, especialista em Auditoria e mestrando em Administração.


Informações adicionais para imprensa:
Cléia Schmitz
Assessoria de Imprensa
Controladoria-Geral do Estado
E-mail: cschmitz@cge.sc.gov.br
Fone: (48) 99128-1980
Site: www.cge.sc.gov.br 


Fonte: Governo de SC

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Coronavírus em SC: Estado confirma 332.076 casos, 304.494 recuperados e 3.530 mortes por Covid-19

Próxima publicação

Em reunião com a Acif, governadora Daniela Reinehr conhece o Pacto Floripa