O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (06) a operação de crédito entre o Governo do Paraná e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). É a última fase para que o contrato entre as partes seja assinado. O Estado vai captar aproximadamente R$ 764 milhões (US$ 235 milhões) da instituição internacional. O valor do financiamento será aplicado em obras do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná. (Na foto, imagem ilustrativa de uma estrada estadual) Curitiba, 06/12/2017. Foto: Jorge Woll/DER

Operação de Crédito aprovado pelo Senado irá beneficiar liberação de recursos para Estrada em São Mateus do Sul

227 views
5 mins leitura

Com financiamento internacional, o Estado vai investir R$ 1,4 bilhão no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transporte. Do valor total, 85% são destinados para obras civis, principalmente construção de rodovias. Três estradas de terra serão pavimentadas.

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (06) a operação de crédito entre o Governo do Paraná e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). É a última fase para que o contrato entre as partes seja assinado. O Estado vai captar aproximadamente R$ 764 milhões (US$ 235 milhões) da instituição internacional.

O valor do financiamento será aplicado em obras do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que terá investimento total de cerca de R$ 1,4 bilhão, sendo R$ 650 milhões (US$ 200 milhões) em contrapartidas do Tesouro do Estado. “Foram quase três anos de muito trabalho para vencer todas as etapas para viabilizar o financiamento. É um valor fundamental para a modernização do sistema de transportes do Paraná”, comentou o governador Beto Richa.

Dentro desses planejamentos de obras está incluído no programa a pavimentação da PR-364, que liga as cidades de Irati e São Mateus do Sul. A obra de 47,7 quilômetros está orçada em R$ 140 milhões. “A pavimentação desse trecho é esperada há muito tempo pela população dos dois municípios e de toda região e, finalmente, estamos assegurando os recursos necessários para o asfalto”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

O pedido de empréstimo chegou ao Senado após receber aval da presidência da República, na última segunda-feira, e foi aprovado em regime de urgência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Antes disso, havia passado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Do valor total do programa, 85% serão destinados para obras civis, principalmente em estradas. Isso representa a contratação de R$ 1,2 bilhão, em valor aproximado, para novas construções rodoviárias. Os restantes dos recursos estão reservados para o plano rodoviário do Estado, para estudos e projetos de engenharia, planos aeroviários regionais e centros logísticos, além de desapropriações de áreas para a realização de obras.

NOVAS ESTRADAS – Um dos grandes objetivos do programa é ligar cidades que ainda não têm acesso asfaltado à malha rodoviária do Estado. É o caso de Coronel Domingos Soares, no Sudoeste do Paraná. A PR-912, que chega ao município, será pavimentada a partir do entroncamento com a PR-449, em Palmas. A estimativa de investimento na obra de 28 quilômetros é de R$ 74 milhões.

Mato Rico, no Centro do Estado, também não tem acesso por estrada asfaltada e é outro município beneficiado pelo financiamento internacional. O investimento previsto é de R$ 130 milhões para pavimentar o trecho da PR-239, até Pitanga, na mesma região. O trecho de terra tem aproximadamente 43 quilômetros.

Outros dois trechos de estradas estaduais também ganharão asfalto: a PR-691, entre Porto Rico e Porto São José – conhecida como Estrada Beira Rio -, na região Noroeste do Estado, e a PR-090, no Campos Gerais, para facilitar o acesso ao Contorno de Castro.

RMC – Entre os investimentos previstos está a ampliação da capacidade da Rodovia da Uva, entre Curitiba e Colombo, com a construção de três faixas em cada sentido, em um trajeto de 3,8 quilômetros. Passam atualmente pela rodovia mais de 22 mil veículos por dia, sendo quase 4 mil caminhões. Outra obra importante prevista no programa, também na região da capital, é a melhoria da PR-092, entre Curitiba e Almirante Tamandaré.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Prefeitura de Bituruna apresenta novidades da 12ª Olimbairros

Próxima publicação

CMEI Eresmira dos Anjos Ferreira realiza formatura em General Carneiro