O Leitor Digital

3262 views
4 mins leitura

“Meus filhos terão computadores e celulares, porém antes terão livros.” (Bill Gates)
Diante da citação do maior gênio da informática, remeto-me a entender algumas diferenças que existe entre o livro e o computador, e porque o livro continua ocupando um lugar de destaque na vida das pessoas.
O livro nos leva a leitura no papel, trata-se de uma leitura solitária, que acontece geralmente de forma contínua, sem interrupções. No livro, o leitor se envolve mais com o texto porque, mantém os olhos no papel. Já na tela do computador, a atenção na leitura fica mais dispersa, pulverizada, por causa da grande quantidade de links que costumam ficar no entorno desviando a atenção.
O leitor digital pode estimular um maior número de sentidos do que no livro impresso, porém a frieza do material desestimula a leitura e sua continuidade. Já no livro impresso, temos a maravilhosa sensação ao tatear suas folhas de papel, escrever observações, dobrar páginas, e a visão nos causa deleite a cada capítulo. Não que eu leia um livro por inteiro, mas gosto de folear o livro, uma tarefa das mais belas, o que não é a mesma coisa, caso se esteja lendo um livro digitalizado.
Sei que talvez seja uma coisa minha, mas não consigo ter o mesmo nível de concentração e compreensão lendo um e-book, quanto a um livro impresso. Talvez seja minha visão, mas o fato é que raramente consegui seguir lendo algo virtualmente, com raras exceções, até o final do livro.
Livros impressos são presenteáveis. Você vai a livraria, escolhe, manda fazer um bonito embrulho faz dedicatórias que são eternas, e ali está um bom presente.
Não sei se com outros acontece o mesmo, mas o fato é que nenhum e-book é capaz de chamar seu leitor para a leitura como um livro impresso. O e-book é silenciado quando seus aparelhos estão em off, o que jamais acontece com um livro impresso. Ele pode estar em seu lugar na estante, ou jogado sobre uma mesa, é só você passar por ele, para ser chamado a leitura novamente. Um mínimo deslize seu, contemplando sua capa, e pronto deixa o que ia fazer, e recomeça a leitura.
Por mais que o leitor se concentre no e-book, o entorno proporciona excesso de informação. No entanto, não é possível afirmar se a leitura no papel é melhor do que na tela. Tampouco é possível determinar se existe um suporte mais adequado para cada tipo de leitura, porque são as singularidades de cada leitor que vão definir a qual modo ele se adapta melhor.
Eu, ainda prefiro a leitura nos livros impressos.

Até a próxima

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

A Unanimidade é burra

Próxima publicação

Se Os Teus Olhos Forem Bons, Todo O Teu Corpo Será Luminoso