O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerrou a coleta de dados para o Censo em Irineópolis.

444 views
4 mins leitura
As informações preliminares do Censo 2022 foram apresentadas durante reunião com o prefeito Lademir Arcari e equipe de governo, realizada nesta segunda-feira, 08.
A coleta de dados indica uma população de 10.236 habitantes, com 6.280 pessoas residindo na área rural e 3.956 no perímetro urbano de Irineópolis. Além disso, a pesquisa mostrou que a maioria da população é composta por homens, correspondendo a 51% do total, o que equivale a 5.222 recenseados. Já as mulheres representam 49% da população, totalizando 5.014 recenseadas. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas realizadas por uma equipe que visitou 4.926 endereços no município, e são preliminares, podendo sofrer ajustes ao longo da análise completa do Censo.
“Os números apresentados pelo Censo 2022 são importantes para o município poder se programar nas políticas públicas da educação, saúde, infraestrutura, assistência social e, principalmente, corrigir algumas distorções de índices. Pela projeção a gente tinha uma população maior e a nossa responsabilidade estava sendo de certa forma superior ao que nós tínhamos de população para atingir”, explica o prefeito Lademir Arcari. Ele destaca ainda que esses números são importantes para o planejamento das ações para os próximos anos. “Pensando inclusive na geração de emprego e no aumento da população do município”, complementa.
O coordenador de área do Censo, Anderson Wilhelms, conta que Irineópolis foi um dos primeiros municípios do estado a concluir o Censo. “Quero destacar toda a parceria do município, auxiliando o IBGE na divulgação e operacionalização do Censo, o que possibilitou Irineópolis ser uma das primeiras cidades catarinenses a ter a coleta concluída e com um nível de qualidade muito bom”, avalia Wilhelms.
Para o coordenador, com as informações preliminares já é possível perceber transformações na região. “A divulgação oficial dos dados ocorrerá no mês que vem para todo o Brasil, mas com essas informações preliminares já conseguimos entender algumas mudanças que ocorreram na última década, como o envelhecimento da população, fruto da redução do número de filhos que as pessoas estão tendo, a redução do número de moradores por domicílio, a migração da população do interior em direção à área urbana dos municípios e também migração entre municípios em razão de estudo ou trabalho. Analisando a pirâmide etária dos municípios, por exemplo, fica claro que essa migração entre cidades e entre regiões ocorre principalmente com a população na faixa etária entre 20 e 45 anos de idade”, comenta.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

A Vigilância Epidemiológica de Irineópolis confirmou nesta terça-feira, 09, o segundo caso de dengue no município.

Próxima publicação

Obras de pavimentação na Comunidade da Paróquia Católica Ucraniana Exaltação da Santa Cruz, da comunidade de Rio das Antas.