Os moradores da Vila Mariana reuniram-se nesta quarta-feira, 28, para acompanhar a audiência pública realizada pela Secretaria de Saúde. O objetivo foi apresentar o projeto de instalação de uma Academia da Saúde, um programa do Ministério da Saúde.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Rodrigo Marcante, explicou quais são as exigências para o município ser contemplado com o programa. “Neste local serão oferecidas aulas orientadas por um profissional da saúde e um dos requisitos para instalação é que a academia esteja numa distância máxima de 100 metros da unidade de saúde”. O projeto foi aprovado por aclamação.
Bituruna recebe a Academia da Saúde modalidade intermediária, com 263m², e será instalada ao lado do Ginásio de Esportes Nelson Porfírio da Luz. Serão investidos R$ 125 mil na estrutura que terá área coberta e descoberta e equipamentos como barra horizontal tripla, barra paralela, bancos, prancha abdominal, barra marinheiro, espaldar e a barra fixa. O prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, adianta sobre novas melhorias no espaço. “Além da Academia da Saúde, estamos pleiteando a instalação de um playground para a Vila Mariana, que pode ser instalado ao lado. Assim os adultos podem vir realizar suas atividades enquanto as crianças aproveitam o parquinho”, explica.
Na audiência ainda foi escolhido o nome que será dado ao local. Após uma votação os moradores decidiram que a academia será denominada “Ilmo Justen”, ex-presidente da associação de moradores. Olinda Justen, viúva de Ilmo, comemorou a obra, que promoverá saúde e qualidade de vida à população, e a homenagem. “Em nome da família Justen eu agradeço todos pela escolha”. Também participaram do encontro servidores municipais e os vereadores João Padilha, Mario Zampieron e Nelson Liber.