Mulheres, lideranças e protagonismo

934 views
8 mins leitura

Histórias femininas que inspiram e mostram que o lugar de mulher é onde ela quiser

 

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Jornal O Iguassú conversou com lideranças femininas da cidade. Uma delas é a gestora Eluane Pereira, proprietária de um escritório de Recursos Humanos (RH).

Eluane é uma jovem mulher. Tem 23 anos, três anos de formação e atende empresas não só das Cidades Gêmeas como da região, chegando inclusive em Belo Horizonte (BH).

Mas, apesar da idade, a gestora atua com RH há sete anos. “A idade é um fato que muitos tem resistência, entretanto, poucos sabem dela, mas acredito que pelo perfil, responsabilidade e maturidade, isso acaba ficando de lado”, conta.

A gestora relata ainda que, infelizmente, no seu ramo sempre há o desconforto em ser mulher por conta de atitudes de alguns colaboradores e gestores. “Mas sempre tive postura e ética para simplesmente ignorar e saber exatamente qual é meu papel e objetivo aqui”, afirma.

A vida de uma mulher é repleta de desafios diários, mas Eluane acredita que a cada dia elas conquistam seu espaço. “Inclusive hoje, em média 70% das empresas que são nossas clientes tem cargos de liderança ocupados por mulheres”, revela. “Lugar de mulher é aonde ela quiser. Autênticas e fortes, nada pode as parar”.

Outra liderança feminina que se destaca por toda sua trajetória como empresária e também pelo ser humano que é, é a Vanessa Lima. Ela que tem dois negócios de sucesso e trabalha com a autoestima feminina todos os dias. “É extremamente gratificante saber que um produto escolhido/produzido pela marca Vanessa Lima vai fazer diferença na vida de cada mulher que por aqui passa”, diz a empresária.

Para ela, ser mulher nos dias de hoje ainda não é uma tarefa fácil, apesar de entender que para as gerações passadas foi ainda mais difícil. “Devemos cada vez mais nos posicionar pela liberdade de escolha, espaço, direito a voz, o mundo precisa saber das nossas ideias. Não podemos deixar que nos diminuam! Somos resistência, coragem e por fim, verdadeiras batalhadoras”, diz.

Apesar disto, Vanessa conta que nunca se sentiu discriminação na sua área de atuação e acredita que isso se deve ao fato de que 90% do seu público é feminino. “Trabalho praticamente todos os dias atendendo só mulheres, então, desde que iniciei tenho no meu dia a dia acolhimento, sensibilidade e conversas prazerosas com muitas mulheres as quais eu sinto que me apoiam cada vez que escolhem o meu trabalho”, relata.

Para a empresária, mulher pode ser quem quiser e estar onde bem entender. “Somos seres poderosos, iluminados, autênticos, com uma sensibilidade inigualável, eu tenho orgulho de ser mulher e de dizer que nós estamos aqui para conquistar o mundo e tudo que desejarmos”, diz.

A médica Vanucia Serrano também é uma personalidade que se destaca. Ela atua cuidando das mulheres em todas as fases de suas vidas, com tratamentos faciais e corporais, ginecologia e obstetrícia e sexualidade humana. Além disso, é uma amante da moda e encanta a todos com seu estilo, além de esposa e mãe dedicada.

“Olho para trás e vejo o quanto sou bem sucedida hoje. Me considero super feliz com minha vida pessoal e profissional e realmente sempre tive esse propósito. Hoje cheguei aqui e quero mais. Mas, aquela criança de sete anos que almejava chegar aqui, ela chegou e fico muito orgulhosa disso”, relata Vanucia.

Mas é claro que, durante sua trajetória desafios foram encontrados, mas a doutora não acredita que tenha sido por conta de ser mulher. “A luta contra esse e todos os outros preconceitos é importante, porque nesse ambiente que vivemos tudo isso nos transforma e faz ser a gente ser quem é. Quando eu era criança realmente era uma situação muito difícil meus pais pensarem como a Vanucia iria cursar medicina. Eu não tinha essa condição financeira. Só existia um caminho: passar em uma universidade pública. Eles sempre me disseram que se eu estudasse iria dar certo e eu não achei isso difícil. Só dependia de mim e do que eu escutei em casa, independente de ser mulher, bonita ou feia, branca ou preta. Eu só precisava estudar. Isso fez com que eu não tivesse medo”, conta.

Vanucia seguiu os conselhos de seus pais, estudou e hoje transforma vidas diariamente, seja com um procedimento estético ou ao realizar o parto de uma mamãe e entregar aquele pequeno ser em seus braços. “Trabalhar com mulheres é maravilhoso. Eu amo o que faço. Sou incrivelmente apaixonada em trabalhar com mulheres. Meu dia é muito bom. Tenho orgulho do que faço e tenho certeza que eu acrescento na vida de muitas pessoas que estão a minha volta e elas podem ter certeza que acrescentam na minha também”, afirma.

Para Vanucia, ser mulher no mundo atual significa ser protagonista. As mulheres ocupam cada vez mais postos que antes eram considerados masculinos e ainda há muita luta, mas muita coisa já foi alcançada.

Ela ainda considera que todos podem conseguir alcançar seus objetivos. Homens e mulheres. “Qualquer pessoa que queira chegar no seu propósito, precisa entender que existe um percurso e que vão existir abdicações. Existem ônus para o bônus. É preciso estar preparado e disposto a tudo isso. Todo mundo. Principalmente as mulheres, que embora tenhamos chegado muito longe, ainda há muito para acrescentar e tenho certeza que a gente consegue, só precisamos aceitar e aproveitar o percurso”, finaliza.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Projeto “Combate à Evasão Escolar”

Próxima publicação

DNIT envia corpo técnico para análise de projetos