O incentivo ao cuidado com a saúde do homem é lei no Paraná. Em 2012, o Agosto Azul foi instituído no Estado pela Lei nº 17.099. Desde então, a Secretaria de Estado da Saúde organiza ações de promoção à saúde voltadas ao público masculino. Para 2017, a campanha incentiva a paternidade responsável com o mote ‘Pai, seja presente!’. O lançamento ocorreu no primeiro dia do mês no Palácio das Araucárias, em Curitiba.
“A expectativa de vida dos homens no Paraná já é de sete anos a menos do que a das mulheres. Queremos que os eles também tenham um cuidado com sua saúde, que tenham bons hábitos e um estilo de vida saudável. E agosto é o mês para reforçar isso e mobilizar a população masculina paranaense”, ressalta o secretário da Saúde em exercício, Sezifredo Paz.
De acordo com o representante da Coordenação Nacional de Saúde do Homem, Juliano Mattos Rodrigues, o Paraná é único estado do país a desenvolver uma política estadual para a área. “É um diferencial e fundamental para o Ministério da Saúde, que os estados incentivem e consigam garantir cada vez mais a presença dos homens nos serviços de saúde”, reforça.
A 6ª Regional de Saúde atende os municípios de Antônio Olinto; Bituruna; Cruz Machado; General Carneiro; Paula Freitas; Paulo Frontin; Porto Vitória; São Mateus do Sul e a cidade sede União da Vitória. Segundo informou a integrante da Divisão de Atendimento à Saúde, Aline Maria Bonete, todo os municípios são independentes para aplicar a orientação à população. “A regional fornece o material de divulgação e orientações, mas cada município faz como for melhor a aplicação da campanha. Damos o apoio no que for necessário aos municípios”, explica.
No final do mês os municípios entregam para a regional um relatório de como foi aplicado e o resultado. Esse relatório é enviado a Secretaria estadual de saúde para um levantamento no estado.
Em União da Vitória, segundo informou a assessoria de imprensa da prefeitura, a campanha está sendo feito através de folders e orientações nos postos de saúde e nas consultas.