A entrega de matrículas aos moradores de áreas devolutas, nas ruas Pará, Pernambuco e Paraná, aconteceu na tarde desta quinta-feira, 04, na Prefeitura. Com a conclusão de mais essa etapa do trabalho de regularização fundiária, o município alcança a marca de 500 matrículas entregues.
“É uma alegria, porque todo mundo dizia que o terreno não era meu, que era da União. Agora vou poder dizer que é meu mesmo. Dá uma segurança ter essa matrícula, o Pedro também tinha lutado bastante por isso e agora saiu”, comenta dona Romilda Senff Miranda, que há aproximadamente 20 anos reside na área que agora está regularizada.
O prefeito Lademir Arcari falou sobre a persistência do município para conseguir bons resultados nos processos de regularização fundiária, destacando o trabalho realizado na prefeitura, a parceria da empresa Semear e a contribuição da Secretaria de Patrimônio da União (SPU). “Na questão dos lotes das áreas devolutas, por não ter uma matricula originária, o processo era mais complexo. A lei do Reurb ajudou bastante, mas foi a partir da manifestação da SPU em 2021 que pudemos avançar nessa área. A SPU entendeu a necessidade de regularizar esses lotes para os proprietários de fato e de direito, que agora estão recebendo os títulos de propriedade”, explicou o prefeito.
O chefe de gabinete e ex-prefeito, Juliano Pozzi Pereira, destacou a importância da entrega das matrículas para cada família. Ele lembrou ainda do início dos trabalhos de regularização fundiária no município e falou da satisfação em poder acompanhar a evolução das ações neste setor. “Hoje vocês têm realmente uma segurança de que os terrenos são de vocês”, disse. Segundo a coordenadora da secretaria de administração, Gabrieli Halabura, responsável pelas ações da regularização fundiária, somente das áreas devolutas no centro de Irineópolis já foram entregues 46 matrículas. Outros três processos estão em andamento.
A entrega de matrículas também foi prestigiada por Manuela Ruckl Pereira Crestani e Ana Ligia Cardoso, da empresa responsável pelos serviços de topografia e georreferenciamento das áreas que foram regularizadas.