Mais rapidez na liberação de exames médicos para idosos?

476 views
2 mins leitura


Visando dar maior agilidade e celeridade ao procedimento de autorização de exames para pacientes idosos, o deputado Felipe Francischini (SD) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei nº 338/2017, obrigando empresas de planos de saúde a informar a autorização ou não de todos os exames que exijam análise prévia em um prazo máximo de 24 horas. “Nosso objetivo é proteger os idosos, a fim de que se delimite um prazo máximo para a informação acerca da autorização ou não dos exames de maior complexidade”, explicou o autor do projeto.
Pela proposta, as empresas com atuação no Paraná ficam obrigadas a informar a autorização ou não em um prazo máximo de 24 horas a partir do recebimento da solicitação, quando se tratar de pacientes com mais de 60 anos. “A demora na autorização concessiva de exames pode trazer danos irreversíveis a estes pacientes, que às vezes chegam a ingressar com demandas judiciais para que os exames sejam liberados”, pontuou.
A proposta prevê ainda que as empresas que descumprirem a determinação ficarão sujeitas a advertência na primeira autuação e multa nas demais autuações, no valor de 100 UPFs, ou pouco mais de R$ 9 mil (a UPF-PR para o mês de agosto de 2017 foi fixada pela Secretaria de Estado da Fazenda em R$ 96,38).
O projeto de lei segue para apreciação das comissões técnicas da Assembleia Legislativa.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Unidades de Saúde recebem certificado do Selo Bronze da 6ª Regional de Saúde

Próxima publicação

Secretaria de Assistência Social promove oportunidade de renda aos biturunenses com o Família Paranaense