Irineópolis deve ser a Capital Nacional do Trator

208 views
3 mins leitura
Foi aprovado na última semana pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal o Projeto de Lei 1039/2020, que dá a Irineópolis o título de Capital Nacional do Trator. A proposta foi apresentada pelo senador Esperidião Amin e relatada pela senadora Ivete da Silveira. Se não houver recurso para votação em Plenário, o texto seguirá para a Câmara dos Deputados.
Em defesa da matéria, Amin afirma que, com a consolidação da festa do trator de Irineópolis, a imagem do município passou a ser associada ao veículo, que se tornou um dos símbolos da cidade. A festa é um evento tradicional, atraindo pessoas de toda a região, em especial agricultores, argumenta o senador.
“A tramitação do projeto de Lei no Senado Federal que dá para Irineópolis o título de Capital Nacional do Trator nos enche de orgulho e de felicidade. Isso é um reconhecimento a força da nossa agricultura, do nosso agricultor e principalmente a força da Festa do Trator, que reconhece todo esse trabalho do nosso povo para engrandecer esse município que é muito pujante e que depende muito da nossa agricultura”, destaca o prefeito Lademir Arcari.
Para o secretário de administração e coordenador da Festa do Trator, Rodrigo Jurck, o sucesso do evento é resultado de diversos fatores, entre eles a participação do público. “Principalmente da população local, que traz os seus tratores para a festa e participa do desfile. O comércio local que enfeita suas vitrines, que comercializa os produtos da festa do trator e a população que de forma geral também participa do evento, compra esses produtos e ajuda a divulgar cada vez mais a festa do trator. A festa é um evento totalmente familiar aqui em Irineópolis, que valoriza a agricultura no município, em Santa Cataria e em todo o Brasil”, avalia o secretário.
Recorde Nacional
Em 2022 Irineópolis bateu o próprio recorde e entrou mais uma vez para o Rank Brasil com o maior desfile de tratores do país. O título pertencia ao município desde 2015, quando foram reunidas 910 máquinas. No ano passado, durante a sétima edição da Festa do Trator, 974 tratores desfilaram pela Avenida 22 de Julho, demonstrando a força do agronegócio no município.
Com informações da Agência Senado

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Prefeitura de São Mateus do Sul oferece cursos gratuitos em parceria com o Senai

Próxima publicação

Guarda Municipal abrirá cursos de pilotagem defensiva de motocicletas para a comunidade