Foi aprovado na última semana pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal o Projeto de Lei 1039/2020, que dá a Irineópolis o título de Capital Nacional do Trator. A proposta foi apresentada pelo senador Esperidião Amin e relatada pela senadora Ivete da Silveira. Se não houver recurso para votação em Plenário, o texto seguirá para a Câmara dos Deputados.
Em defesa da matéria, Amin afirma que, com a consolidação da festa do trator de Irineópolis, a imagem do município passou a ser associada ao veículo, que se tornou um dos símbolos da cidade. A festa é um evento tradicional, atraindo pessoas de toda a região, em especial agricultores, argumenta o senador.
“A tramitação do projeto de Lei no Senado Federal que dá para Irineópolis o título de Capital Nacional do Trator nos enche de orgulho e de felicidade. Isso é um reconhecimento a força da nossa agricultura, do nosso agricultor e principalmente a força da Festa do Trator, que reconhece todo esse trabalho do nosso povo para engrandecer esse município que é muito pujante e que depende muito da nossa agricultura”, destaca o prefeito Lademir Arcari.
Para o secretário de administração e coordenador da Festa do Trator, Rodrigo Jurck, o sucesso do evento é resultado de diversos fatores, entre eles a participação do público. “Principalmente da população local, que traz os seus tratores para a festa e participa do desfile. O comércio local que enfeita suas vitrines, que comercializa os produtos da festa do trator e a população que de forma geral também participa do evento, compra esses produtos e ajuda a divulgar cada vez mais a festa do trator. A festa é um evento totalmente familiar aqui em Irineópolis, que valoriza a agricultura no município, em Santa Cataria e em todo o Brasil”, avalia o secretário.
Recorde Nacional
Em 2022 Irineópolis bateu o próprio recorde e entrou mais uma vez para o Rank Brasil com o maior desfile de tratores do país. O título pertencia ao município desde 2015, quando foram reunidas 910 máquinas. No ano passado, durante a sétima edição da Festa do Trator, 974 tratores desfilaram pela Avenida 22 de Julho, demonstrando a força do agronegócio no município.
Com informações da Agência Senado