O desvio do trânsito da Ponte Colombo Machado Salles para a Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, foi iniciado na manhã deste sábado, 27, e segue até as 5h, de segunda-feira, 29.
A reversão do fluxo foi feita em duas faixas da Ponte Pedro Ivo. O trânsito flui com um pouco mais de lentidão e em alguns momentos ocorrem congestionamentos nas entradas e saídas da ponte. A operação de trânsito é coordenada pelo 4º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina e com apoio da Polícia Militar Rodoviária.
A medida faz parte do cronograma da obra de recuperação dos blocos das pontes da Capital.
“Estamos realizando mais uma importante etapa na obra de recuperação das pontes. É a primeira vez que as estruturas recebem qualquer tipo de intervenção e optamos pelo desvio do trânsito total do fluxo como precaução em relação à segurança dos motoristas, pois o bloco 4 precisa ser perfurado para que possa ser reforçado com as barras de aço especiais. Reforçamos o pedido para que os motoristas tenham mais atenção e, se possível, fiquem em casa e evitem o trajeto de cruzar a ponte”, explica o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.
O tratamento emergencial dos blocos será realizado com a técnica de reforço com barras dywidag – protensão com barras de aço especiais. Com as novas barras, a capacidade resistente de cada bloco será aumentada e as cargas atuantes na ponte serão transmitidas às estacas de fundação.
A obra de recuperação emergencial dos blocos das pontes iniciou no dia 1º de junho. As intervenções serão realizadas em três blocos em cada ponte, começando pela Colombo Salles. Na Pedro Ivo, as intervenções estão previstas para começar em agosto.
Mais informações para imprensa:
Patricia Zomer
Vanessa Pires
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade
(48) 3664-2008 / 9-9995-8494
ascom.sie@gmail.com
Fonte: Governo de SC