Focos de incêndio no Parque Estadual do Rio Vermelho – Fotos: Adrio Peixoto Centeno/IMA
Há dias o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina trabalha para conter focos de incêndios no Parque Estadual do Rio Vermelho. De janeiro a abril deste ano, 163 hectares do local foram destruídos pelo fogo. Para sensibilizar a população para a necessidade de evitar incêndios e preservar estes locais que conservam a biodiversidade catarinense, o IMA lança a campanha Nosso Parque.
Em Santa Catarina, foram 3.369 ocorrências de incêndio em vegetação entre o dia 1º de janeiro e 31 de maio de 2020, enquanto no mesmo período de 2019 foram 692 ocorrências. Os dados são dos Bombeiros.
O momento exige cuidado redobrado porque o estado enfrenta situação de estiagem, com pouco registro de chuva, o que deixa as vegetações mais secas e passíveis de incêndio.
Desta forma, o IMA alia-se a toda a comunidade dos entornos dos Parques e à sociedade catarinense. Ações simples podem ser fundamentais para evitar novos incêndios e mais destruição da natureza. Desta forma, é importante NÃO FAZER:
- Churrasco no chão;
- Acampamentos;
- Fogueiras;
- Jogar bituca de cigarro no chão ou na restinga;
- Queimada de limpeza;
- Celebração religiosa com velas;
- Uso de fogos de artifício;
- Balão de São João.
A campanha é divulgada nas redes sociais do IMA e das entidades parceiras e, em breve, um e-book será lançado com mais informações e dicas sobre combate a incêndios e o que NÃO FAZER em trilhas e passeios em meio à natureza.
Informações adicionais à imprensa:
Claudia Xavier
Assessoria de Imprensa IMA
Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina
E-mail: comunicacao@ima.sc.gov.br
Fone: (48) 3665 4177 / (48) 99172 8277
Site: www.ima.sc.gov.br
Fonte: Governo de SC