IAP notifica 30 indústrias por lançamento irregular de efluentes

146 views
3 mins leitura

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) notificou 30 indústrias do estado por lançamento irregular de efluentes, conforme divulgado pelo próprio órgão nesta quinta-feira, 23. Técnicos do instituto percorreram 596 indústrias para verificar como os efluentes estão sendo lançados. Eles coletaram, até o fim de outubro, amostras para checar o cumprimento de condicionantes impostas nos licenciamentos ambientais dos empreendimentos.

De acordo com a legislação nacional, o IAP precisa primeiro notificar o empreendimento para, depois de 60 dias, caso o problema não seja resolvido, aplicar infrações.

“Com o resultado das análises de amostras colhidas em momentos diferentes, o IAP tem provas científicas do descumprimento do licenciamento vigente e que servirá como base de informações para a deliberação sobre a sua renovação ou não. Isso nos dá mais segurança técnica, jurídica e credibilidade no processo de licenciamento e monitoramento das indústrias no estado”, esclarece a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição do IAP, Ivonete Chaves.

As informações obtidas a partir do levantamento atualizarão os dados do IAP referentes ao potencial poluidor dos efluentes líquidos e de carga poluidora industrial no Paraná.

“Com base nisso será possível saber a real situação das bacias hidrográficas no que se refere as cargas poluidoras e incrementar o trabalho de gestão para reduzir o lançamento dessas cargas. Poderemos deliberar com mais segurança sobre a renovação dos licenciamentos já concedidos e na concessão de novas licenças”, disse o presidente do órgão, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

Declaração anual

As empresas são obrigadas a fazer a autodeclaração de lançamento de cargas poluidoras todos os anos e os dados devem ser sempre compatíveis com os encontrados pela fiscalização, conforme resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O Sistema de Automonitoramento consiste no acompanhamento, por parte da empresa poluidora, dos sistemas de tratamento de efluentes líquidos possibilitando, assim, o controle das cargas poluidoras em corpos hídricos do Paraná e o controle ambiental da qualidade das águas subterrâneas e superficiais.

A documentação apresentada (laudo de coleta e análise) deve ser arquivada por um período mínimo de cinco anos para possíveis consultas feitas pelo IAP ou pelo Instituto das Águas do Paraná.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Educação vai contratar funcionários para escolas

Próxima publicação

Primeiro laboratório de controle natural do Aedes aegypti do Brasil é inaugurado no norte do Paraná