Governo do Estado assina convênio com BID para projeto de construção de Complexo Hospitalar

60 views
5 mins leitura


Fotos: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Santa Catarina terá US$ 800 mil do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para estruturação do Projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para a construção do Complexo Hospitalar de Santa Catarina, em Florianópolis. O convênio foi firmado na tarde desta sexta-feira, 22, em uma reunião online entre o governador Carlos Moisés, o representante do BID no Brasil, Morgan Doyle e Alexandre Meira da Rosa, vice-presidente de países do BID.

O governador Carlos Moisés comemorou a conquista para Santa Catarina. “Em meio a esta pandemia, a notícia nos enche de esperança. O que vamos construir é um modelo de saúde mais humanizado e eficiente”, destacou.

Ainda, segundo o governador, com a parceria da iniciativa privada, o Estado delega algumas funções para se dedicar ao que realmente é essencial. “O Estado tem que se preocupar em prestar um serviço de qualidade tanto para quem precisa de atendimento como para quem faz a entrega ao cidadão, que é o profissional da saúde”, frisou.

O projeto catarinense foi elogiado pelos representantes do BID, assim como as ações do Estado na área da saúde frente à pandemia de coronavírus. Durante a reunião o governador falou da estratégia de gestão desde o início da pandemia o que hoje permite bons resultados a Santa Catarina.

“O Banco apoia bons parceiros. Queremos ajudar a estruturar projetos que, de fato, melhorem a vida das pessoas. Santa Catarina apresentou uma proposta bem elaborada. O BID quer acompanhar de perto toda a evolução desse projeto”, afirmou Morgan Doyle. Para ele, a crise de saúde pública atual reforça a necessidade de serviços cada vez mais estruturados.

>>> Mais imagens na galeria 

Os recursos serão investidos na modelagem de todo o projeto, que inclui aspectos jurídicos, de arquitetura e engenharia do complexo hospitalar. A SCPar, agente fundamental nas ações de desestatização, ficará responsável por este processo, junto com os consultores contratados pelo BID e equipe da Secretaria de Estado da Saúde.

O projeto

O projeto do Complexo Hospitalar vai integrar em um único local quatro instituições de saúde de Florianópolis: o Hospital Infantil Joana de Gusmão, o Hospital Celso Ramos, o Hospital Nereu Ramos e a Maternidade Carmela Dutra. A prioridade é garantir atendimento mais humanizado e facilitar a logística ambulatorial.

“Neste modelo, mais moderno e otimizado, o Estado de Santa Catarina deixará de ser o gestor hospitalar e passará a ser o fiscal do trabalho da futura concessionária”, observou o presidente da SCPar, Gustavo Salvador.

Programa de Parcerias

Desde maio de 2019, Santa Catarina tem um programa para atrair propostas de parcerias público-privadas, é o Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de Santa Catarina, o nosso PPI-SC.

Um ano depois, a governança do programa está estruturada com leis e decretos. Este marco regulatório é fundamental para o trabalho da equipe que mapeia oportunidades de parcerias para o Estado.

São pelo menos 11 projetos compostos por PPPs de infraestrutura social, concessões de centros de eventos, equipamentos turísticos e terminal rodoviário.

“Nós acreditamos que os investimentos privados em infraestrutura ajudam o poder público a equilibrar suas prioridades, promovem inovações, agilidade e melhoria dos serviços públicos para a população catarinense”, concluiu o presidente da SCPar.

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC


Fonte: Governo de SC

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Decreto cria batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em Rio do Sul

Próxima publicação

Coronavírus em SC: Governo do Estado confirma 6.458 casos e 100 óbitos por Covid-19