Estão abertas as inscrições para bolsistas interessados em integrar o Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada nas Áreas de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE). O Edital de Chamada Pública foi lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e segue aberto até 23 de janeiro de 2020. As inscrições devem ser submetidas através do site www.fapesc.sc.gov.br, onde também pode ser acessado o edital.
Os 17 bolsistas selecionados irão atuar no âmbito do segundo ciclo do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão). Para participar, precisa ter titulação mínima de Graduação e comprovada experiência na área específica de seleção. As bolsas são para as modalidades de Hidrologia, Barragem, Instrumentos de Gestão, Geologia, Planejamento de Recursos Hídricos 1 e 2, Saneamento, Administrativo/Contabilidade e para os Comitês Cubatão, Tijucas e Camboriú.
O Progestão é um programa da Agência Nacional das Águas (ANA) de incentivo financeiro aos sistemas estaduais para aplicação exclusiva em ações de fortalecimento institucional e de gerenciamento de recursos hídrico. O programa tem o objetivo de promover a governança da água para garantir a oferta do recurso em quantidade e qualidade no presente e no futuro.
Meta é se tornar referência
Na avaliação do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, é papel do Governo do Estado estar sintonizado com os desafios da gestão da água. “Por isso, com este edital, numa parceria SDE e Fapesc, o governo Moisés não só aprimora, mas cria bases sólidas para a inovação e o desenvolvimento de pesquisas e estudos voltados à gestão dos recursos hídricos, com a visão do progresso e, sobretudo, sem desconsiderar a preservação do meio ambiente e da nossa biodiversidade”, destaca. A meta da SDE é tornar o Estado uma referência em gestão dos recursos hídricos.
Entre as metas do programa, a integração de dados de usuários de recursos hídricos, o compartilhamento de informações sobre águas subterrâneas, contribuição para difusão do conhecimento, prevenção de eventos hidrológicos críticos e atuação para segurança de barragens.
Importância estratégica
O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, destaca a importância de fazer essa ligação oportunizando que pessoas qualificadas possam se inserir no programa e colaborar através do desenvolvimento da pesquisa na preservação de um bem tão precioso, como a água. “Esse é um dos papeis da Fapesc, aproximar pessoas técnicas com o ecossistema, neste caso, da pesquisa catarinense”, pontua.
“Contando com uma importância estratégica no monitoramento dos recursos hídricos, o primeiro ciclo do Progestão teve como foco o fortalecimento dos instrumentos de gestão da água, planejamento, pesquisa científica, monitoramento, fiscalização e construção de um banco de dados, visando viabilizar à construção de soluções e práticas robustas, eficientes e sustentáveis, para a gestão da água. Essas ações serão continuadas e aprimoradas no segundo ciclo”, destacou a diretora de Recursos Hídricos e Saneamento, Jaqueline Souza.
Informações adicionais para imprensa:
Francieli Oliveira
Assessoria de Imprensa
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC – Fapesc
E-mail: francieli@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-4812 / 9.9927-4159
Site: www.fapesc.sc.gov.br
Fonte: Governo de SC