A Escola de Artes Tadeu Ribeiro apresenta nos dias 18 e 19 de Novembro o espetáculo de ballet de repertório Giselle dançando pela primeira vez em 1841, pela Ópera Nacional de Paris. Com libreto de Vernoy de Saint-Georges, Theóphile Gautier e Jean Corali. Musicalmente construído por Adolphe Adam e com coreografia de Jules Perrot e Jean Coralli.
Agora, 181 anos depois, as cortinas se abrem novamente para o espetáculo Giselle, sob direção do professor Tadeu Ribeiro e participação ilustre de todos os bailarinos a atores, bem como equipe docente, administrativa e pedagógica da Escola de Artes Tadeu Ribeiro.
A Escola tem como principais valores constitutivos a práxis educativa, o fortalecimento e democratização da Arte e Cultura, o engajamento sócio regional para com o Ballet Clássico e a formação cidadã.
“Sendo assim convidamos a toda a comunidade que compõe as Cidades Gêmeas e região, para prestigiar nossa apresentação. Considerando que esse apoio é de essencial relevância para a efetivação e permanência dos valores sociais e das ações culturais realizadas pela Escola de Artes Tadeu Ribeiro”, afirmou Ribeiro.
O Balé
O balé conta sobre uma camponesa chamada Giselle, que padece de uma desilusão amorosa, após descobrir que seu amor já era noivo de outra pessoa, e tem como destaque as Wilis, espíritos de virgens que morreram antes de casarem, que levam os homens à morte pela dança. Tais criaturas eram muito famosas nos balés da era Romântica.
Enredo
No primeiro ato, a aldeã Giselle está apaixonada por Albrecht, um nobre disfarçado de camponês. Quando Giselle descobre a fraude, ela fica inconsolável e morre.
No segundo ato, o amor eterno de Giselle por Albrecht, que vem a noite visitar seu túmulo, o salva de ter seu espírito vital tomado pelas willis espectrai, os fantasmas de garotas noivas que morreram antes do dia do seu casamento, e sua rainha. Sempre que um homem se aproxima, elas obrigam-no a dançar até a morte. Giselle dança no lugar de Albrecht e, dessa forma, impede que ele chegue à exaustão, quebrando o encanto das Willis. No final, ela o perdoa.
Personagens
Giselle (Uma Camponesa)
Albrecht / Loys (Nobre que se disfarça de camponês)
Hillarion (Um Caçador)
Wilfred (Escudeiro de Albrecht)
Berthe (Mãe da Giselle)
Bathilde (Nobre, noiva de Albretch)
Willis ( Espirito de mulheres que morreram antes de casar/ de coração partido)
Myrtha (Rainha das Willis)
Zulma e Moyna (Willis que auxiliam a rainha)