Equipe da Assistência Social de SC apoia municípios atingidos por enxurrada

73 views
3 mins leitura


Foto: Divulgação / Defesa Civil

Uma equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social visitou nesta segunda-feira, 21 de dezembro, a região de Rio do Sul e o município de Presidente Getúlio, o mais atingido pela enxurrada da semana passada. Em Rio do Sul a reunião foi com os representantes da Defesa Civil no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) e em Presidente Getúlio com a Secretaria de Assistência Social do município junto com a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi). “Queremos ouvir as necessidades dos municípios e prestar apoio técnico e orientação para que os catarinenses que foram atingidos pelas fortes chuvas consigam superar essa situação”, disse a secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Arlene Vilella.

Também acompanharam a visita aos municípios a diretora de Assistência Social da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Luciane dos Passos; o gerente de Alta Complexidade da SDS, Maicon de Medeiros, e a gerente de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes, Regina Suenes.

“O trabalho começou já no fim de semana quando acompanhamos o município de Presidente Getúlio e nos colocamos à disposição para o que fosse preciso. Para saber sobre as políticas de assistência social, como a situação dos abrigos e os recursos para benefício eventual, por exemplo”, lembra a diretora de Assistência Social, Luciane dos Passos.

Recursos

Em 2020 o Governo de Estado, por meio da Secretaria de Estado de Estado do Desenvolvimento Social (SDS), disponibilizou na modalidade de cofinanciamento estadual para o município de Presidente Getúlio R$ 135.204,04 divididos em quatro parcelas. Em todos os planos de trabalhos enviados pelo município o município optou por receber os recursos para serem utilizados em Benefícios Eventuais. De acordo a legislações municipais em vigor, o que inclui a Lei nº 2871/2012, de Presidente Getúlio, estes recursos podem ser utilizados para custear: nascimento, morte, vulnerabilidade temporária e calamidade pública. Os municípios podiam optar entre Proteção Social Básica, Proteção Social Especial (Média e Alta Complexidade) ou Benefícios Eventuais, de acordo com a necessidade da gestão municipal.


Informações adicionais para a imprensa
Luciane Lemos
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS)
E-mail: ascom@sst.sc.gov.br
Telefone: (48) 3664-0753
www.sst.sc.gov.br


Fonte: Governo de SC

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Governador sanciona lei que amplia aproveitamento de profissionais inativos da Segurança Pública

Próxima publicação

Coronavírus em SC: Estado confirma 463.732 casos, 435.508 recuperados e 4.771 mortes por Covid-19