O trabalho político do deputado Hussein Bakri com políticos de outras vertentes está surtindo resultados bons para a nossa região. Em uma reunião que aconteceu na manhã de ontem na UNESPAR, foi discutida a construção de uma ponte entre as cidades de Lapa e São João do Triunfo, numa travessia hoje feita de balsa ou via terrestre pela PR-151, num trajeto de 60 quilômetros. Foi acordado que Itaipu vai liberar R$ 9 milhões para a obra já em 2023, enquanto cada prefeitura dará uma contrapartida de R$ 500 mil. “Fui procurado pelos dois prefeitos e pedi a eles que fizessem o projeto da obra, mas esbarramos no custo. Então, me associei ao Beto e ao Toninho para procurarmos Itaipu e mostrarmos a importância dessa ponte para o desenvolvimento das duas cidades. Será a concretização de um sonho de mais de 50 anos, que sem dúvida vai transformar os dois municípios”, finalizou Bakri.
A reunião teve a participação do deputado federal pelo PT, Tadeu Veneri e do diretor-geral brasileiro da usina, Enio Verri.
ATUANTE
Por falar no deputado federal Tadeu Veneri (PT-PR), o mesmo está empenhado na reativação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), unidade do Sistema Petrobrás localizada em Araucária. A Fafen-PR foi fechada pela Petrobrás em março de 2020. “Já solicitamos uma reunião com a presidência da Petrobras, para apresentar a proposta”, anunciou o parlamentar.
A unidade operava desde 1982 e era responsável pela produção de 30% do mercado brasileiro de ureia e amônia e 65% do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32), aditivo para veículos de grande porte que atua na redução de emissões atmosféricas. Sua reabertura vai contribuir para diminuir a dependência brasileira de fertilizantes nitrogenados importados.
CURSO DE TURISMO
O programa Turismo em Foco Paraná, convênio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu), o Senac PR e Fecomércio PR ofertará 4 mil vagas gratuitas em cursos profissionalizantes na área ao longo de dois anos. o programa prevê 27 cursos (23 presenciais e quatro à distância) com cargas horárias que variam de 15 a 240 horas, em áreas como hotelaria, gastronomia, eventos, recepção turística e tecnologia. Todos os cursos são abertos para a comunidade, sendo que cada oferta tem os próprios requisitos de idade e escolaridade.
Primeiros cursos presenciais vão acontecer em Campo Mourão, Castro, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Irati, Londrina, Maringá, Matinhos, Nova Londrina, Paranaguá, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São Mateus do Sul, Umuarama e União da Vitória. As inscrições para as primeiras turmas dos cursos já estão abertas.