O Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), irá fabricar cerca de 5,5 mil face shields (protetores faciais). Os itens serão doados às instituições de saúde das 19 cidades que compõem a Associação dos Municípios do Extremo Oeste (Ameosc).
A iniciativa, coordenada pelo técnico Eder Agostini, representante do Núcleo Extensionista Rondon (NER) na Udesc Oeste, tem como objetivo minimizar os riscos de transmissão da Covid-19 no Extremo Oeste do estado. Agostini é responsável pela articulação com empresas catarinenses que doaram quase toda a matéria-prima necessária para a fabricação das máscaras.
Cinco mil e quinhentos suportes de cabeça foram doados pela Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas (Abinfer), enquanto 125 placas de polietileno tereftalato de etileno glicol (Petg) foram doadas pela Ameosc. Já o corte das placas foi realizado pela empresa Rotoplast Ind. de Climatizadores Ltda, de Maravilha.
A diretora de Administração da Udesc Oeste, Ana Paula Fachinetto, conta que a universidade comprou 50 placas do Petg para fabricar as máscaras. “Quase toda a matéria-prima necessária para a confecção das máscaras foi doada à Udesc”, destaca.
De acordo com Ana Paula, as máscaras serão produzidas por voluntários do NER/Udesc. “Cerca de 500 máscaras serão direcionadas aos cursos da Udesc voltados à saúde e que realizam atendimento clínico e hospitalar, assim como aos setores de atendimento da universidade”, acrescenta.
Confira ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
Fonte: Governo de SC