Coronavírus em SC: Secretário da Saúde alinha medidas com prefeitos da Grande Florianópolis

231 views
4 mins leitura


Foto: Mauricio Vieira / Secom

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, se reuniu virtualmente na manhã desta sexta-feira, 10, com quatro prefeitos da Grande Florianópolis para alinhar medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 na região. Durante o encontro, o secretário respondeu a dúvidas dos prefeitos das cidades de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu, e afirmou que o Governo do Estado está trabalhando para ampliar ainda mais a quantidade de leitos de UTI disponíveis na região.

Segundo Motta, poderão ser ativados entre 25 e 30 leitos na rede estadual nas próximas semanas.  Além disso, até 30 leitos poderão ser ativados em unidades que não são geridas diretamente pelo Estado, entre elas o Hospital de Biguaçu e o Hospital de Caridade.

O secretário sugeriu a utilização de recursos dos municípios da região para contratar leitos na rede privada, para estruturar uma ala de terapia intensiva no Hospital de Biguaçu, com o apoio do Governo do Estado, que ajudaria com equipamentos e na luta pela habilitação dos leitos junto ao Ministério da Saúde. 

Motta destacou que essa foi a segunda reunião com os prefeitos nesta semana e elogiou a atitude de tomar medidas de combate à pandemia de maneira unificada, definida nesta quinta-feira.   

“Foi uma reunião bastante produtiva. Pudemos discutir a classificação de risco sanitário da região e as ações de responsabilidade de cada um nesse processo. Os municípios estão entendendo a proposta do Estado de descentralização das interferências de gestão conforme a necessidade. Essa discussão já tem mais de 30 dias e agora aproximamos muito o diálogo. Evoluímos bastante no entendimento do que se pode ou não fazer em termos de atividades sociais e econômicas. Falamos também sobre a importância de se ampliar a transparência dos dados, o que é vital em um momento como esse”, destacou Motta.

O secretário da Saúde também destacou a importância de ampliação do diálogo com os prefeitos. Segundo ele, as reuniões servem para afinar a relação e buscar ações conjuntas no enfrentamento à pandemia. Um novo encontro foi marcado para a próxima semana.

Motta ainda relatou aos prefeitos que o momento não impõe a construção de hospitais de campanha, pois há espaço para ampliação de leitos na rede hospitalar. Ainda segundo o secretário, uma eventual instalação de hospitais de campanha deveria ser responsabilidade do Governo Federal.

Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação – SECom
E-mail: leonardogorges@secom.sc.gov.br 
Fone: (48) 3665-3045
Site: www.sc.gov.br 


Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde – SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99913-0316
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Site: portalses.saude.sc.gov.br
Fonte: Governo de SC

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Batalhão de Ajuda Humanitária do Corpo de Bombeiros Militar distribui donativos em Florianópolis

Próxima publicação

Ciclone em SC: Secretário do Ministério da Agricultura conversa com bananicultores em Luiz Alves