A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social participa de projeto de informações sobre a situação das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), em relação à Covid-19. Coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina, a iniciativa realiza levantamento da atual situação das ILPIs, tanto públicas quanto privadas, para articular ações conjuntas dos órgãos de garantia e defesa das pessoas idosas no Estado. O Conselho Estadual do Idoso, a Secretaria de Estado da Saúde, a Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS-SC) também são parceiros.
O boletim com a situação das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em Santa Catarina apresenta, entre outros indicadores, a quantidade de idosos com confirmação ou suspeita de Covid-19, assim como o número de trabalhadores que foram diagnosticados. Também traz informações sobre as medidas de combate que estão sendo adotadas.
Segundo o levantamento, o acesso ou disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é uma das principais dificuldades encontradas. O afastamento de trabalhadores e substituição dos mesmos, produtos de higiene e espaço interno para isolamento de residentes suspeitos ou confirmados de Covid-19 são outros desafios no combate à pandemia.
Os dados foram coletados a partir do envio de link para preenchimento de formulário online a mais de 250 entidades cadastradas. Os dados apresentados correspondem ao consolidado de respostas enviadas a partir de 17 de abril de 2020 e serão atualizados quinzenalmente.
Com informações do MPSC
Mais informações para imprensa:
Marta Scherer
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Desenvolvimento Social – SDS
Fone: (48) 3664-0916
E-mail: ascom@sst.sc.gov.br
Fonte: Governo de SC