Comércio varejista catarinense cresce 11% em outubro, maior alta do Sul do país

53 views
3 mins leitura


Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Arquivo / Secom

Santa Catarina traz mais uma vez resultados positivos no comércio varejista ampliado. Conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira, 10, pelo IBGE, o setor registrou crescimento de 11% em outubro de 2020, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Um desempenho acima da média nacional (6%) e o melhor do sul do país. Rio Grande do Sul registrou 2,2% e Paraná, 4,7%.

“Somos um estado com economia diversificada e com um povo trabalhador e inovador. Por isso, mesmo em meio a uma pandemia, temos conseguido avançar nos indicadores econômicos. Nosso esforço continua para criar oportunidades aos catarinenses”, destaca o governador Carlos Moisés.

Na variação do mês de outubro, com relação a setembro, na série com ajuste sazonal, o Estado teve crescimento de 1,9% no comércio ampliado. Isso representa a sexta alta consecutiva do segmento em Santa Catarina.

O crescimento, na comparação com outubro de 2019, foi impulsionado pelos segmentos de varejo de alimentos (+15,2%); de móveis e eletrodomésticos (+22,2%); de tecidos, vestuário e calçados (+5,5%); de artigos farmacêuticos (+12%); materiais de construção (+36,6%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (+11,4%). Veículos e Motocicletas registraram crescimento pelo segundo mês consecutivo, de 7,6% em setembro e de 3,9% em outubro.

Com esse resultado, o varejo ampliado de Santa Catarina já acumula, no ano, um crescimento de 2,3% no volume de vendas, enquanto o nacional apresenta retração de 2,6%, quando comparado com o mesmo período de 2019. Nos últimos 12 meses, o varejo estadual cresceu 4%, enquanto a média brasileira foi de -1,4%.

“Observa-se que o volume de vendas embora tenha crescido em outubro, perdeu um pouco o fôlego frente ao desempenho de meses anteriores. Embora com crescimento em desaceleração, o comércio varejista estadual é o terceiro do país nesta última comparação, com crescimento de 4%, atrás do Pará e Amazonas. A análise é com os 15 maiores estados”, detalha o economista da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Paulo Zoldan.

Índice de confiança

O índice de confiança do comerciante catarinense consolida ainda mais a retomada econômica. Conforme o indicador, calculado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC), a variação mensal teve uma alta de 8,1%, passando de 109,6 pontos em outubro para 118,5 pontos em novembro. Houve também redução nas perdas da variação anual para 10,3%.


Mais informações para a imprensa:
Mariane Lidorio
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE
Fone: (48) 3665-4298 / 99601-1488
E-mail: mari@sde.sc.gov.br
Site: www.sde.sc.gov.br


Fonte: Governo de SC

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Rede hospitalar do Estado terá 170 novos leitos de UTI em 2021

Próxima publicação

Coronavírus em SC: Estado confirma 416.752 casos, 383.470 recuperados e 4.224 mortes por Covid-19