Choveu muito neste início de semana em Santa Catarina e Paraná

221 views
2 mins leitura

Volumes muito altos de chuva são previstos para parte de Santa Catarina e diversas cidades do Paraná até terça-feira

O início desta semana será de muita chuva no estado do Paraná e parte de Santa Catarina. Os volumes de precipitação em alguns municípios paranaenses podem se aproximar ou até atingir a média histórica para todo o mês, tendo em vista que abril já é um mês menos chuvoso no Paraná em relação ao verão.
O mapa acima mostra a projeção de chuva de 72 horas, até as 9h de quarta-feira, da saída de domingo às 12h do modelo meteorológico WRF de alta resolução da MetSul Meteorologia, que está disponível para nossos assinantes na seção de mapas de atualização bidiária. Como pode ser visto no mapa, a projeção de chuva mostra acumulados entre 50 mm e 100 mm em muitas áreas do estado do Paraná e Santa Catarina nesta primeira quinzena de semana, com volumes em alguns pontos até acima de 100 mm. Em Santa Catarina, o risco de chuva forte é maior no nordeste catarinense.

São volumes próximos ou superiores à média de chuvas de um mês em grande parte do Paraná. Por exemplo, Maringá tem uma média histórica de precipitação (1991-2020) de 112,9 mm em abril. Campo Mourão 112,6 mm. Irati 106,2 mm. E a capital Curitiba 87,9 mm. O centro da depressão registra a instabilidade neste momento inicial, mas uma segunda depressão se formará no litoral de São Paulo na terça-feira. Com isso, a chuva que já atingiu parte do Paraná e Santa Catarina hoje vai continuar na segunda e terça.

A instabilidade no Paraná tende a ser mais generalizada e mais forte nesta segunda e terça-feira, com pancadas de chuva localmente fortes acompanhadas de trovoadas e risco isolado de trovoadas em mais pontos do que neste domingo.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Na posse do novo comandante do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Canoinhas

Próxima publicação

União da Vitória, Porto União, São Mateus do Sul, Porto Vitória, Paulo Frontin, Mallet e outas cidades da região devem aderir a novo ciclo do Programa Mais Médicos