Simplesmente impressionante, lindo e empolgante. É assim o Carnaval da cidade de Iraí. Com vários blocos e escolas de samba, e sempre um público animadíssimo de vários lugares da região e turistas de todas as partes do Brasil, com certeza irão lotar as ruas que circundam a praça da matriz.
A grande diferença no Carnaval de Iraí é a alegria, a empolgação e a segurança, com uma rivalidade salutar entre diversos blocos, forças tradicionais de mais de 50 anos, que fazem o grande Carnaval de Iraí. Eu já tinha me impressionado com a qualidade deste Carnaval em anos passados, quando ainda se tocavam as marchinhas e o Carnaval era no clube – hoje é 100% na rua, com grande participação do público, que pula e brinca durante quatro noites, de maneira sadia e descontraída, e o importante: tudo de graça.
Guardadas as suas proporções, o Carnaval de Iraí não perde para Carnavais de grandes cidades, pois os organizadores mostraram como se organiza o verdadeiro Carnaval e a cada ano vem melhorando, não deixando nada a desejar para as grandes cidades, onde muita gente deverá trocar centros maiores para vir a Iraí assistir os blocos desfilar suas alegorias e no fim todo mundo entrar junto na folia até o amanhecer. Depois de dois anos interrompidos pela pandemia, o povo está sedento para cair na brincadeira.
E aí fica a pergunta: como pode uma cidade pequena organizar um grande Carnaval? É visão empreendedora! Os blocos se organizam cada vez melhor a cada ano e dão um show de criatividade, harmonia, organização, carros alegóricos, e o que fez a diferença é um carnaval verdadeiro, com variações desde o samba raiz até as novidades dos últimos anos, pois é na voz e no pé dos sambistas que milhares de pessoas se embalam no samba com os blocos. Não menosprezando outros municípios que também organizam muito bem seus Carnavais, mas o endereço melhor é em Iraí.
Então, pode arrumar sua alegoria, fazer a mala e reservar um dos seis hotéis disponíveis, e até dia 21, vá pular e se divertir em Iraí e de rebarba tomar um banho na melhor água mineral do Brasil.
Até a próxima!