Fotos: Mauricio Vieira / Secom
Em sua última agenda de um roteiro de dois dias pelo Sul do Estado, o governador Carlos Moisés inaugurou na tarde desta quinta-feira, 10, o sistema de esgotamento sanitário da cidade de Lauro Müller. Com capacidade para atender 9 mil habitantes, a obra da Casan beneficiará os bairros Centro, Sumaré, Içarense, Santa Bárbara, Km 1, Arizona e Bela Vista. A rede coletora terá 28,1 quilômetros e 2,2 quilômetros de emissários terrestres. O investimento é de R$ 20,7 milhões.
O governador destacou que investir em saneamento básico é um ato visando não apenas o presente, mas também as futuras gerações. Por meio de um tratamento qualificado do esgoto, é possível preservar fontes de água e todo o meio ambiente.
“Teremos aqui em Lauro Müller um sistema de tratamento de esgoto mais rápido, prático e compacto, com alta tecnologia. Ele coloca na natureza uma água tratada, límpida. Eliminam-se as bactérias e microrganismos e qualquer material infectante com os tratamentos adequados. É uma preocupação do Governo do Estado, junto com a Casan, para que as pessoas no futuro se beneficiem com o que estamos semeando hoje”, afirmou o governador.
A presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, destacou que esta é a primeira etapa do sistema de esgotamento sanitário de Lauro Müller. Neste primeiro momento, a cobertura será de aproximadamente 60% da área urbana. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), erguida no Bairro Sumaré, está em regime de pré-operação desde agosto e tem capacidade para depurar 20 litros por segundo, o equivalente a 1,7 milhão de litros diariamente.
“Nós temos aqui uma estação compacta, que poderá ser ampliada logo na sequência assim que os habitantes começarem a fazer as suas ligações. A Organização Mundial da Saúde (OMS) sempre frisa que o investimento em saneamento básico traz um benefício direto para a saúde pública. A pandemia deixou isso ainda mais claro. Investir em tratamento de água e esgoto é que estamos fazendo não apenas aqui em Lauro Müller, mas em todo o Estado”, diz a presidente
Acompanharam o ato em Lauro Müller os deputados estaduais Rodrigo Minotto, Zé Milton Scheffer e Felipe Estevão, o deputado federal Ricardo Guidi, o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, e o prefeito Valdir Fontanella.
Processo de ligação dos imóveis
Há quatro meses a Casan vem orientando os proprietários a buscarem o auxílio de um encanador ou de um instalador hidráulico para verificar as instalações internas de esgoto e providenciar as conexões à Caixa de Inspeção (CI), instalada em frente aos imóveis.
A Caixa de Inspeção é o ponto que marca até onde a Casan tem responsabilidade sobre o sistema. Na parte interna, o morador precisa fazer as adaptações para que possa fazer a adequada ligação e estar apto a ser atendido com os serviços de coleta e tratamento de esgoto, melhorando as condições de saúde dos moradores do bairro.
Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação – SECom
E-mail: leonardogorges@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3045
Site: www.sc.gov.br
Fonte: Governo de SC