A cápsula do tempo que foi organizada por moradores locais em comemoração ao centenário do município de Porto União foi lacrada. Com o objetivo de promover e incentivar a participação da população na própria história do município, cápsula ficará fechada por 50 anos, com previsão de abertura em 2067.
Foram cerca de 100 participações, entre envelopes com cartas e fotografias que a população armazenou na urna provisória que estava instalada na Agência dos Correios local. As ideias para a realização da cápsula do tempo receberam contribuições de inúmeras pessoas, e com a colaboração da, uma urna foi feita para receber as cartas.
Um dos organizadores da Cápsula do Tempo , Gilberto Knapik, comenta que a ideia surgiu entre conversas em redes sociais com amigos. “Resolvemos fazer a cápsula para a população participar da história do centenário”, comenta Knapik. “Com o envio das cartas a população teve espaço para participar diretamente do centenário, pois na data de abertura oficial da cápsula inúmeras pessoas poderão resgatar suas memórias”, ressaltou Knapik.