Na semana de aniversário da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC), foi lançada a publicação “A Imprensa Catarinense no Século XIX”, com informações sobre a atividade jornalística do período. Trata-se de um catálogo descritivo e ilustrado do acervo de jornais raros disponíveis na Hemeroteca Digital Catarinense. A Biblioteca Pública é a instituição cultural mais antiga de Santa Catarina e completou 166 anos no dia 31 de maio.
O material é constituído por 193 títulos de periódicos. A publicação serve para orientar pesquisas, uma vez que traz informações do próprio acervo e indica periódicos que não estão na Biblioteca. Além disso, reúne imagens e é considerada um banco de dados para registro histórico.
O trabalho foi organizado pelos bibliotecários Alzemi Machado (BPSC) e Iraci Borszcz (Udesc). O catálogo faz parte de um esforço concentrado e articulado por diversas pessoas e instituições, incluindo bibliotecários, professores e estagiários vinculados à Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) e Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), entidades que viabilizaram a implementação da Hemeroteca Digital Catarinense.
Informações adicionais para imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefones: (48) 3664-2571 / 3664-2572
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br
Fonte: Governo de SC