Bachir e Eliseu são eleitos prefeitos nas Gêmeas do Iguaçu

119 views
7 mins leitura

As eleições municipais de 2020, realizadas neste domingo, 15 de novembro, devido a pandemia do Covid-19, levou as urnas os brasileiros para escolherem os prefeitos e vereadores.

União da Vitória elegeu o atual vice-prefeito Bachir Abbas (PP) que teve como vice-prefeito o advogado e professor Jairo Clivatti (PSDB) e Porto União reelegeu o Prefeito Eliseu Mibach (PSDB) que teve como vice-prefeito Erico Rosenscheg (MDB). A contagem das urnas atrasou em média três horas. As câmaras de vereadores tiveram uma renovação, mais em União da Vitória que teve apenas dois reeleitos. Porto União são 11 cadeiras enquanto no lado do Paranaense são 13 cadeiras. Veja a votação nos quadros.

O Prefeito eleito Bachir falou em entrevista as rádios sobre a eleição. “A população mostrou, na verdade, o que que pretende, a população não quer mais uma política de desconstrução. As pessoas querem saber o que que o candidato a prefeito, o candidato a vice, candidato a vereador tem de proposta para melhorar a sua vida. E é dessa maneira que nós fizemos a nossa campanha, mas foi uma campanha totalmente diferente. A própria questão da campanha de vereadores modificou com a questão de não haver mais coligação na proporcional, houve um grande número de vereadores mais de duzentos e trinta. Queremos aqui também fazer um agradecimento a todos os candidatos a vereadores na nossa coligação que levaram o nosso nome, a cada canto e fizeram toda a diferença. Foi uma eleição diferente com a pandemia, relacionado há quatro anos, mas nós levamos tudo que fizemos nos últimos quatro anos com o prefeito Santin Roveda e foi uma aprovação do nosso mandato”, falou em entrevista as rádios das cidades.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, informou que a totalização dos votos do primeiro turno das eleições foi finalizada às 23h55. Barroso reiterou que o atraso de três horas na divulgação dos resultados ocorreu devido a uma falha em um computador.

Segundo o ministro, não houve qualquer risco para integridade do sistema e à segurança do sigilo dos votos, porque o problema ocorreu somente na divulgação. Os dados dos tribunais regionais eleitorais foram recebidos normalmente.

“Lamento o atraso ocorrido. Ele decorreu, provavelmente, do aumento das medidas de segurança que nós trouxemos para o sistema e de uma possível falha em um dos processadores. A demora não compromete a integridade do sistema, menos ainda uma demora de menos de três horas”, garantiu.

O presidente do TSE também afirmou que a centralização da totalização (soma) de votos no TSE foi uma recomendação da Polícia Federal (PF). Mais cedo, Barroso disse que não teve simpatia pela mudança, que foi realizada durante a gestão da ex-presidente, ministra Rosa Weber. Nas eleições anteriores, a totalização era realizada pela Justiça Eleitoral nos estados.

“Foi uma decisão técnica decorrente de uma recomendação da Polícia Federal. Embora, eu tenha dito que não tinha simpatia pela medida, eu também a teria tomado se tivesse sido sob minha gestão, porque era a recomendação técnica de um relatório minucioso da PF a esse respeito”, explicou.

Abstenção

Durante a coletiva de imprensa, Barroso informou que os índices de abstenção do eleitorado no primeiro turno foram inferiores a 25%, número um pouco superior em relação às eleições de 2018.

União da Vitória teve abstenção de 9.902 votos, (25,49%), e teve 28.946 votantes, sendo 1.355 votos brancos (4,68%) e 1.555 nulos (5.37%).

Porto União teve abstenção de 6.906 (27,07%), e teve 18.604 votantes, sendo 640 votos brancos (3,44%) e 711 nulos (3,82%).  

Não conseguiu justificar a ausência na votação? Saiba o que fazer

Eleitores que não puderam votar no primeiro turno das eleições municipais neste domingo têm até 60 dias para justificar a ausência junto à Justiça Eleitoral. O procedimento pode ser feito pessoalmente ou pela internet.

Quem preferir fazer pela internet, as opções são o Sistema Justifica, com acesso via página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou o aplicativo e-Título, que pode ser baixado gratuitamente para as plataformas Android e iOS.

Por causa do grande número de acessos ontem (15), a plataforma apresentou instabilidades ao longo do dia e muitos eleitores não conseguiram utilizá-la para enviar a justificativa.

Os eleitores que não quiserem usar a internet podem preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição), disponível no site do TSE, e entregar em qualquer zona eleitoral ou enviar pelos Correios ao juiz da zona eleitoral na qual for inscrito.

Partidos

No Paraná com 399 municípios o PSD do governador Ratinho Junior elegeu a maioria dos prefeitos com 128, seguido pelo MDB e PL com 28 cada. O PSD também elegeu a maioria dos vereadores com 660, seguido do MDB com 397 e pelo PP com 299. 

Em Santa Catarina dos 295 municípios, 96 serão comandados pelo MDB, 52 pelo PP e 42 pelo PSD. O MDB também elegeu a maioria dos vereadores no Estado, com 823, seguido pelo PP com 506 e pelo PSD com 366.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Veja a pauta da 46ª Sessão Virtual

Próxima publicação

Câmara de vereadores de Porto União realiza sua 46ª Sessão