Ações do Outubro Rosa iniciaram essa semana

/
385 views
17 mins leitura

União da Vitória e Porto União iniciaram as ações do Outubro Rosa com a caminhada realizada na manhã de quarta-feira, 01, pelas principais ruas das cidades, organizado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) das cidades em parcerias com as prefeituras e outras entidades. A caminhada teve a participação de várias entidades públicas e privadas parceiras da campanha. O mês foi escolhido para dar mais ênfase na prevenção do Câncer de mama.

A Associação dos Município Sul Paranaense (Amsulpar) e Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Iguaçu (Cisvali) em parceria com a Rede e Casa da Bebel se mobilizam para atender de forma especial a todos os munícipes com a prevenção e apoio ao tratamento do Câncer neste mês. Foram confeccionadas camisetas para destacar o mês da campanha e também ações que serão realizadas no decorrer do mês de outubro. O Cisvali atenderá de maneira diferenciada com exames de mamografia já agendados com a Rede Feminina e outros exames específicos.

O Presidente da Amsulpar e prefeito de União da Vitória Santin Roveda destaca “ É com grande satisfação que a Amsulpar apoia a Campanha Outubro Rosa, vejo a prevenção como o grande caminho para redução de pacientes com câncer, mas também a importância dos municípios serem aliados a esta ação. Parabenizo a Rede e Casa da Bebel pelo grande trabalho que realizam em nossa região e agradeço a todos amigos Prefeitos pelo trabalho que realizam em seu município em especial neste mês da Campanha Outubro Rosa”, falou.

O Presidente do Cisvali e prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, também destacou os trabalhos “É de extrema importância a Campanha Outubro Rosa em todos os anos e a conscientização das mulheres. A Cisvali atenderá de maneira diferenciada pacientes dos municípios da região da Amsulpar, e este mês em especial apoiando a Rede Feminina – Casa da Bebel na Campanha Outubro Rosa 2019” disse.

Dia D em União da vitória 

Neste mês, todas as Unidades Básicas de Saúde realizam os exames de prevenção ao câncer de colo de útero e mamografias para mulheres acima dos 50 anos em comemoração ao Outubro Rosa.

Para fazer os exames, as mulheres devem procurar a UBS do seu bairro com o Cartão SUS. Os postos de saúde ficam abertos das 8h às 17h. Se a paciente preferir, os procedimentos podem ser agendados. Para a realização do exame de câncer de colo de útero é fundamental que a mulher não esteja menstruada, usando cremes vaginais e não ter tido relação sexual nos últimos dois dias.

Dia D

Todas as UBS também estarão abertas no sábado do dia 19 de outubro das 8h às 16h. “Os exames estão disponíveis o ano inteiro, mas, principalmente neste mês, é imprescindível que toda a mulher reserve um tempo para sua saúde. Procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa. A prevenção é o melhor caminho”, explica o Secretário de Saúde, Ary Carneiro Junior.

Ações em Santa Catarina

O Governo de Santa Catarina prepara uma série de ações para conscientização e prevenção ao câncer de mama neste mês. As iniciativas fazem parte do Outubro Rosa, movimento de combate à doença, e envolvem diversas áreas, como saúde e educação. O tema da campanha deste ano é Câncer de mama: juntos sem medo.

“Desejamos alinhar ações para alcançar um maior número de pessoas e resultados ainda mais amplos no que diz respeito à prevenção e ao amparo às mulheres que precisam se submeter ao tratamento do câncer. Como Governo do Estado, o que desejamos é somar na causa”, afirma a vice-governadora Daniela Reinehr.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Em 2018, a doença respondeu por 32% das mortes por câncer em mulheres catarinenses, seguida das neoplasias em brônquios e pulmões (28%), de acordo com dados divulgados pelo informativo epidemiológico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com os dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), em 2018, 657 mulheres morreram por conta da doença em SC. Neste ano, até o dia 30 de setembro, já foram registradas 457 mortes. Por isso, é fundamental reforçar a conscientização sobre o câncer de mama, com informações sobre prevenção e tratamento. Em Santa Catarina, a programação do Outubro Rosa envolve educação permanente de profissionais de saúde nos municípios, ações sociais, palestras, mobilizações em locais públicos e campanhas.

“O tema do Outubro Rosa neste ano traz a importância de estarmos juntos e nos fortalecer, enquanto serviço de saúde, profissionais, familiares e pacientes para enfrentamento das dificuldades dessa doença, buscando uma vida melhor. Desta forma queremos sensibilizar os trabalhadores de saúde para a prática de ações alusivas à prevenção e detecção do câncer de mama em seus estágios mais iniciais”, explica Maria Simone Pan, diretora de Atenção Primária à Saúde da SES.

Durante o Outubro Rosa 2019 também está prevista uma série de atividades voltadas para a atenção integral à saúde da mulher. A ideia é intensificar ações para combater outras doenças, como por exemplo, a sífilis congênita. O dia 19 de outubro foi escolhido como o dia D da Atenção à Saúde Integral da Mulher, com aconselhamento e realização de testes rápidos nas unidades de saúde de cada município.

Durante todo o mês

Campanha “SED no Outubro Rosa” arrecada artigos de higiene, vestuário, maquiagem e bijuterias para doação. Ao final do mês, os itens serão doados para pacientes do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon). As caixas para arrecadação ficarão na entrada da Secretaria de Estado da Educação, na Rua Antônio (Nico) Luz, 111, no Centro de Florianóplis.Escolas da rede estadual também têm ações previstas. A programação está diponível neste link.

Ações no Paraná

Neste ano, as ações de prevenção e promoção do cuidado integral da saúde das mulheres serão levadas a 43 municípios. Elas fazem parte da campanha Paraná Rosa, lançada na terça-feira, 1º, no Palácio Iguaçu, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pela primeira-dama Luciana Saito Massa.

As ações nos municípios, que incluem exames de saúde, palestras com profissionais das áreas de saúde, nutrição e educação física, começaram e seguem até o final do mês. A meta é atingir cerca de 3 milhões de mulheres.

“O Governo do Estado promove uma grande mobilização, em conjunto com a sociedade e as prefeituras. A ideia é que todos os órgãos públicos façam parte deste movimento em favor da saúde das mulheres do Paraná”, disse o governador. “Nosso objetivo é fazer com que ações de conscientização com cuidados da saúde chegue ao máximo possível de mulheres do nosso Estado. É importante que elas façam os exames de prevenção do câncer de mama e de colo de útero, tenham acesso a mais informações e aos tratamentos necessários. Mas a prevenção é a melhor alternativa”, afirmou o governador.

No evento, Ratinho Junior também assinou o decreto que institui a Política Estadual de Atenção à Saúde da Mulher, que apoiará o atendimento em todas as fases da vida da mulher, desde a primeira infância até a velhice, com foco também atenção materno-infantil.

A campanha Paraná Rosa foi idealizada e apadrinhada pela primeira-dama e contará com ações das Secretarias de Estado da Saúde e da Justiça, Família e Trabalho.

Estima-se que 28% dos casos de câncer possam ser prevenidos por mudanças na alimentação e inclusão de atividade física no cotidiano. “Além do cuidado médico, queremos incentivar que a mulher tenha uma rotina saudável. Precisamos nos permitir e buscar atividades que nos tragam prazer. O estilo de vida das mulheres pode ser um fator de risco para o desenvolvimento do câncer”, afirmou Luciana Saito Massa.

Além dos 43 municípios que receberão o evento Paraná Rosa, diversas outras cidades farão ações de incentivo e cuidados com a saúde da mulher, como palestras, treinamentos e caminhadas, entre outros encontros. As atividades podem ser verificadas nas Regionais de Saúde ou Secretarias Municipais de Saúde.

Nas 43 cidades da campanha, serão ofertados a coleta de exames de colo de útero, agendamentos de mamografia, testes rápidos de hepatite, HIV e sífilis, vacinas e diversas atividades, como palestras. O objetivo é promover a autoestima da mulher. Além disso, as unidades móveis de atendimento itinerante à mulher em situação de violência, mais conhecidas como Ônibus Lilás, levarão orientação sobre violência doméstica e familiar, direitos da mulher e assistência social.

“Vamos trabalhar firmes e unidos com ações de saúde do Paraná Rosa em diversos municípios, pois é alertando as pessoas para os cuidados e para a necessidade de prevenção que vamos conseguir vencer essa luta contra o câncer”, disse o secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

PREVENÇÃO

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, lembra que o Outubro Rosa foi criado para sensibilizar as mulheres e profissionais de saúde que o câncer de mama e colo de útero são doenças que podem ser tratadas e ter os fatores de risco diminuídos. “É muito importante existir essa mobilização mundial em prol da saúde da mulher, e nós aqui no estado, por meio do Paraná Rosa, reforçamos essa orientação à mulher paranaense”, disse ela.

Os exames preventivos e de diagnóstico são de fácil acesso e estão disponíveis o ano todo pelo SUS. “O Outubro Rosa dá destaque à causa, mas os exames devem ser feitos a qualquer momento nas Unidades Básicas de Saúde. A prevenção ainda é o melhor remédio, pois se descoberto no início, as chances de cura do câncer são grandes”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A mamografia deve ser realizada a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora da faixa etária e periodicidade, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros, ou com histórico familiar em parente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha.

Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que seja realizado em todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos podem ser realizados a cada três anos.

Durante todo mês, o Palácio Iguaçu, a Itaipu Binacional e diversos prédios governamentais ficarão iluminados de rosa em alusão à campanha. O objetivo é incentivar que outros setores da sociedade também façam o mesmo e ajudem a difundir a campanha.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Prioridade nas filas dos CMEIs: Lei criada pela Vereadora Alandra busca dar preferência a quem mais precisa

Próxima publicação

Prefeitura renova convênio com a APADAF