Porto União recebe a estreia da longa-metragem “Jesus, A Esperança”

231 views
5 mins leitura

Na cidade de Arapongas, no Norte do estado do Paraná, um grupo que encena há 20 anos um espetáculo sobre a Paixão de Cristo conseguiu realizar o objetivo de transformar em filme a mais conhecida história da Bíblia. “Jesus, A Esperança” chega aos cinemas nesta quinta-feira,14, nas salas da rede Cine Gracher, nas cidades de Arapongas, Pato Branco (ambas no Paraná), Brusque e Porto União (Santa Catarina).

O projeto de realizar este longa-metragem sobre a história de Jesus Cristo foi iniciado pelo grupo cênico Mãe do Céu, produzido com recursos próprios, contando com um grande apoio da comunidade local. O elenco tem mais de 500 figurantes, além dos atores do grupo, que a partir desta produção, criou seu braço cinematográfico, a Mãe do Céu Films.

Para a realização deste longa-metragem, foi utilizada toda a estrutura e equipe do grupo teatral, como cenógrafos, figurinistas, maquiadores, iluminadores e diversos colaboradores de outros setores, totalizando cerca de 600 pessoas, entre elenco e equipe. Foram 5 meses de trabalho, envolvendo produção, filmagem, edição, pós-produção e finalização do filme.

As filmagens foram realizadas no segundo semestre de 2016 em duas cidades do interior do Paraná. Em Arapongas havia um set de filmagens que reproduzia o Palácio de Pilatos e a Casa de Herodes. Já na área rural de Sabáudia foram feitas boa parte das cenas a céu aberto, incluindo os milagres de Jesus, a Via Crúcis e a crucificação.

Além das cidades iniciais de estreia, “Jesus, A Esperança” se prepara para estrear em breve em Londrina, Maringá, Curitiba e São Paulo, além de cidades menores do interior paranaense. “O filme está sendo muito aguardado na região e também em outras localidades do estado, onde temos feito um trabalho juntos às comunidades, que aguardam pela estreia em suas cidades”, afirma Luiz Vechiatto araponguense que dirige o grupo teatral e interpreta Jesus Cristo há mais de 20 anos. A distribuição do filme é feita pela Moro Filmes, de Curitiba.

Sobre o diretor
A direção ficou por conta de Semi Salomão, jovem talento do cinema nascido na cidade vizinha Apucarana, que aos 35 anos já dirigiu uma dezena de longas-metragens dos mais diversos gêneros, além de curtas, animações e programas de TV. “Fui convidado pelo Luiz Vechiatto, do grupo Mãe De Deus. O filme já estava em produção, e vi que havia uma boa estrutura, equipe e figurino, então abracei a causa mesmo nunca tendo feito um filme de temática religiosa. Cada trabalho é um desafio”, comenta o diretor, que afirma ter chegado a um resultado atrativo para os expectadores. “É um filme bem movimentado, com muitas cenas de ação. Eu busquei algo universal, que chama o público”, completa.

“Jesus, A Esperança” é 10º longa-metragem de Semi Salomão, que topou o desafio de produzir um filme com não atores, a partir da experiência cênica do grupo. Ele ministrou um workshop e aulas de preparação, ensinando técnicas de interpretação para cinema em um curto espaço de tempo. “Procurei captar o melhor de cada pessoa, para extrair sentimento”, afirma.

O filme narra a história de Jesus Cristo pela perspectiva bíblica, baseada nos quatro evangelhos sinóticos, retratando sua vida pública, os milagres, a conspiração em torno de sua existência, sua morte e ressurreição. “Jesus, A Esperança” traz uma mensagem de amor e respeito ao próximo, às vésperas do Natal.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Uniguaçu lança mais uma edição da REVI

Próxima publicação

Noite de Letras e Canção marca programação na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias