Batalhões da Polícia Militar recebem doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

896 views
3 mins leitura

Fotos: Divulgação/ Secom Governo do Rio Grande do Sul

Cada unidade operacional da Polícia Militar de Santa Catarina se transformou em um ponto de arrecadação de doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. E desde segunda-feira, 11, o povo catarinense vem mostrando solidariedade. Os mantimentos estão chegando em todas as regiões do estado, em cidades como Blumenau, Araranguá, São Bento do Sul e São Miguel do Oeste, além de Florianópolis.

Podem ser doados itens de cama e banho e cobertores em boas condições. Os desabrigados necessitam também de kits de higiene pessoal, contendo, por exemplo, duas escovas de dente, um creme dental, um sabonete, um desodorante, um shampoo, um pacote de absorventes femininos, um aparelho de barbear e quatro rolos de papel higiênico.

O mesmo vale para os kits de limpeza, que podem conter água sanitária, desinfetante, sabão em pó, detergente líquido, esponjas e panos de limpeza. Também é recomendado doar vassouras, rodos e baldes. “Nós já recebemos materiais de limpeza, roupas e desde o primeiro dia. Com autorização do governador Jorginho Mello, a Polícia Militar participou de toda a operação de busca e socorro às pessoas que foram atingidas. O nosso helicóptero Águia 04 operou lá durante a primeira semana e retornou”, explica o comandante-geral da PMSC, Aurélio Pelozato da Rosa.

Para além das doações, Santa Catarina está com as mãos estendidas para o estado vizinho em forma de efetivo policial. O comandante-geral da PMSC afirma que depois da fase de socorro em tragédias, é preciso estar de prontidão para evitar crimes no local atingido. “Após um primeiro momento de um evento como esse as buscas e o socorro vão diminuindo e há uma preocupação com a preservação da ordem pública, com roubos e furtos, então nós temos 30 policiais preparados aqui, 10 viaturas e 10 conjuntos de cavalaria para que possam apoiar o Rio Grande do Sul caso necessário”.

A arrecadação vai até sexta-feira, 15. Depois disso, tudo passa para a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, como explicou a titular da pasta, Maria Helena Zimmermann: “A Federação Catarinense dos Municípios vai levar todos esses produtos para as associações dos municípios, onde o Estado vai buscar e levar para o Rio Grande do Sul”, concluiu.

O volume de tudo que for doado só vai ser medido quando terminar o prazo para a ajuda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Previsão do tempo indica temporais isolados a partir desta terça em SC

Próxima publicação

Defesa Civil alerta para calor intenso e temporais em SC