Por Jaime Folle
Nosso caráter é o resultado de nossa conduta. Segundo Helmut Schimidt. Não importa que tipo de fisionomia a vida lhe mostre, o que importa é a fisionomia com que você encara a vida, pois a perseguição obstinada pela felicidade é a melhor receita para ter uma vida infeliz.
Porém existem muitas pessoas que sofrem quando são criticadas, sofrem com a discordância dos outros, sofrem quando suas ideias são combatidas, sofrem quando suas opiniões são mal interpretadas ou quando não conseguem a unanimidade. Essas pessoas são, no fundo, “pretensiosas”, ou seja, querem agradar a todos.
Se você procura fazer de tudo para agradar os outros vais ficar frustrado e cansado, pois nunca irá conseguir. O mesmo ocorre conosco os colunistas de jornais, numa semana escrevemos algo que agradamos já na outra podemos desagradar, é assim que as coisas acontecem, porém, os pretenciosos sofrem com estas situações conflitantes.
Pessoas que não conseguem conviver com a crítica ou com a falta de compreensão são profundamente sofredoras. Sofrem e fazem os outros (mais próximos) sofrerem. Uma das coisas mais importantes de que temos que nos lembrar constantemente é o fato de que jamais agradaremos a todos.
A ânsia pela aprovação alheia durante todo o tempo e em todas as circunstâncias, tanto com seus amigos e principalmente no seu trabalho, é algo que pode prejudicá-lo e quem mais vai sofrer com isso será a sua família.
É preciso compreender que “ninguém agrada a todo mundo, o tempo todo” e não será você a exceção. Convém lembrar que somos humanos e limitados, nosso organismo é frágil e necessita de cuidados, assim como a nossa mente sofre com a ânsia de pretender agradar a todos, para evitar ouvir críticas.
Tome consciência principalmente de sua vida e dos que lhes são caros: familiares, amigos, parentes próximos e colegas de trabalho.
Planeje seu tempo, pense primeiro em você depois nos outros, isso não é ser egoísta; faça tudo com amor, esteja certo de que jamais conseguiremos unanimidade em torno de nossas ideias, isso é um fato inexorável.
Por mais bem intencionado que você seja ou esteja, haverá sempre alguém discordando, entendendo de outra maneira e criticando. Estes são os pretenciosos.
Até a próxima.