Resumo da Semana 25-06 a 01-07

614 views
5 mins leitura

Aconteceu na semana passada
Na semana que marcou o final do primeiro semestre de 2023, o Ibovespa apresentou queda de -0,8%, encerrando aos 118.087 pontos. No entanto, o índice acumulou alta de 7,6% ao longo do semestre. Um destaque positivo foi a valorização das ações da Gol (GOLL4) em 8,7%, impulsionadas pela expectativa de queda dos juros. Por outro lado, as ações da Via (VIIA3) registraram queda de -9,7% devido a um processo movido pelo empresário Michael Klein, da família fundadora da Casas Bahia, contra a empresa.

No Brasil
O Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu a meta de inflação para o ano de 2026 em 3,0%, mantendo as metas já estabelecidas para 2024 e 2025. O CMN também anunciou uma mudança importante no horizonte de convergência da meta, que passará a ser contínua a partir de 2025. O Copom divulgou a ata de sua última reunião, na qual indicou a possibilidade de cortes de juros no futuro. Além disso, o IPCA-15, considerado a prévia da inflação, registrou deflação em relação ao mês anterior, fortalecendo o cenário de desaceleração da inflação brasileira.

Nos EUA
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, reforçou a expectativa de aumento dos juros nas próximas reuniões, caso os dados econômicos indiquem que a inflação do país continua alta. Os 23 bancos americanos submetidos ao teste de estresse anual do Fed demonstraram resiliência diante de um cenário de recessão severa. Esse resultado impulsionou o índice americano, que fechou a semana com ganhos de +2,4%. Quanto aos dados econômicos, o PCE medida de inflação preferida pelo Fed, subiu 0,1% em maio, abaixo das expectativas do consenso, e 3,8% no acumulado de 12 meses, o menor número desde abril de 2021. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) americano no primeiro trimestre de 2023 foi de 2,0%, de acordo com a terceira estimativa, superando as expectativas. Esse número gerou preocupações adicionais sobre o ciclo de aumento das taxas de juros nos EUA e levou a um aumento nos rendimentos dos títulos do Tesouro americano.

Na China
Os dados da atividade fabril registraram o terceiro mês consecutivo de contração em junho. O Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial subiu para 49,0, enquanto o PMI de serviços caiu para 53,2 neste mês. Valores abaixo de 50 indicam contração na atividade econômica. Esses resultados decepcionantes continuam a impactar os preços das commodities, especialmente o minério de ferro.

Dólar e Taxa de Juros
O dólar encerrou a semana estável em relação ao real, cotado a R$ 4,78/US$. Quanto aos juros, a curva DI para janeiro de 2031 registrou uma queda de 13 pontos-base durante a semana, alcançando 10,84%.

Para essa semana
Nessa semana, os investidores estarão atentos à ata da última reunião de política monetária do Fed, que será divulgada na quarta-feira. Na sexta-feira, destaque para o relatório de emprego dos Estados Unidos, que trará informações relevantes sobre criação de empregos, taxa de desemprego e evolução dos salários. Além disso, as publicações dos índices ISM de serviços e da indústria serão importantes para o cenário norte-americano.
No Brasil, a agenda política estará movimentada. A Câmara dos Deputados concentrará esforços para votar três projetos de interesse do governo: o novo arcabouço fiscal, as mudanças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) e a reforma tributária. Esses projetos são considerados fundamentais pela equipe econômica para fornecer previsibilidade fiscal, ampliar a arrecadação e impulsionar o crescimento econômico a longo prazo.

Mateus H. Passero
Assessor de investimentos
4traderinvest.com.br
41 9 9890 9119

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Aconteceu na Semana – 18 a 24/06/23

Próxima publicação

Vieses Comportamentais