ESTAMOS ACELERADOS

2839 views
2 mins leitura

O consagrado escritor e psiquiatra Augusto Cury identificou a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), uma alteração cognitiva em que a mente fica muito acelerada devido a carga de informações que acumulamos, o que dificulta a capacidade de foco e concentração, motivados pela chegada da TV dos celulares e da internet, entre outros, fazendo com que o problema se agravasse.

A quantidade e a velocidade em que eles surgiram na mente humana, deixou uma sobrecarga emocional, em estado de alerta e sob pressão – o que tem se tornado cada vez mais comum não somente nos adultos, mas também em velhos, crianças e adolescentes algumas consequências como: esquecimento, ansiedade, falta de atenção, falta de percepção, perder o foco etc…

O cérebro vai se enchendo de informações, de tal forma e cada vez mais, que muitas pessoas não conseguem mais se concentrar direito. E com isso causa acúmulos diários, muitas preocupações, estímulos constantes, multitarefas deixando as sem tempo para pensar o que fazer e que podem cometer erros perigosos, cono: bater um carro, prensar um dedo na porta, deixar o celular no restaurante, não comparecer nos compromissos e outros mais e irritabilidade constante.

Também os pequenos ficam acelerados os conteúdos bombardeiam o cérebro deles com informações, tornando-os hiper estimulados, agitados e com a mente extremamente agitada.

Além dos citados acima a SPA pode apresentar ainda: taquicardia, irritabilidade, dificuldade de concentração, cansaço excessivo, mudanças de humor repentinas, dificuldade de pegar no sono, acordar de madrugada.

Segundo os especialistas o tratamento envolve a mudança de hábitos de vida, incluindo pausas nas tarefas do cotidiano, realização de exercícios físicos, atividades relaxantes etc. Além disso, as pessoas podem adotar estratégias que ajudam a manter os pensamentos mais controlados, com pausas relaxantes ou uma boa conversa com foco em alto astral.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

O SENTIDO DA PÁSCOA

Próxima publicação

LUTAMOS CONTRA NÓS MESMOS