Foto: Divulgação
O Governo de Santa Catarina segue trabalhando forte no processo de retomada econômica. Nesta semana, o Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), deu mais um passo no apoio aos pequenos negócios do setor de artesanato. Os produtos artesanais catarinenses estão presentes na 18ª edição da Feira Nacional de Artesanato (Fenahall), que acontece até o dia 17 de janeiro, em Olinda. Esta é a primeira vez que o Estado participa de um evento deste porte por conta própria e com a exposição do maior número de artesãos. Ao todo, 14 profissionais enviaram peças para expor no local, que acontece no Classic Hall.
“De forma inédita, Santa Catarina está participando de uma feira por iniciativa do Governo do Estado, sem coparticipação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Marcar presença na Fenahall foi uma iniciativa do Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. E, por meio de um termo de cooperação técnica com a Federação das Associações de Profissionais Artesãos de Santa Catarina, todos os produtos estão sendo comercializados sem a presença dos artesãos, já que esta responsabilidade ficou com a Fapasc”, explica o diretor de Emprego e Renda da SDE, Ramon Fernandes.
Para o secretário da SDE, Celso Albuquerque, a responsabilidade da secretaria foi muito além de aderir ao espaço, logística dos produtos e fazer parceria para que os artesãos evitassem os gastos de viagem, hospedagem, entre outros.
“Os artesãos são pequenos empreendedores que desenvolvem atividades muito importantes, que ajudam no desenvolvimento do nosso Estado. E realizar ações em prol do artesanato unem duas prioridades do governo Moisés: valorizar nossa cultura e gerar emprego e renda. Ainda mais num momento tão difícil como o que estamos vivendo, como forma de incentivar e contribuir ainda mais com esses profissionais”, destaca Albuquerque.
A feira
Evento tradicional do calendário pernambucano, a feira conta com expositores locais, nacionais e internacionais. Neste ano, a Fenahall espera movimentar mais de R$ 3 milhões em vendas diretas e indiretas.
Pandemia
Entre os cuidados por causa da pandemia, a feira disponibiliza corredores mais amplos, com sentido único e controle do número de pessoas circulando neles. Também tem oito pontos para o público higienizar as sacolas e mãos, quatros pias instaladas ao longo do percurso da feira e 120 circuladores de ar, além da obrigatoriedade do uso de máscara e álcool em gel.
Mais informações para a imprensa:
Mariane Lidorio
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE
Fone: (48) 3665-4298 / 99601-1488
E-mail: mari@sde.sc.gov.br
Site: www.sde.sc.gov.br
Fonte: Governo de SC