Foto: Divulgação / Udesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou sua nova edição do Catálogo dos Grupos de Pesquisa. Acesse a publicação digital. O catálogo apresenta 201 grupos certificados pela universidade no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A nova publicação visa dar maior visibilidade às pesquisas e ações científicas desenvolvidas pela instituição, além de evidenciar sua interação com a sociedade e o quanto contribui no avanço das fronteiras do saber científico.
O catálogo foi produzido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), com apoio da Secretaria de Comunicação (Secom). A publicação tem 222 páginas e distribui os grupos de pesquisa em oito grandes áreas:
- Ciências Agrárias (37 grupos)
- Ciências Biológicas (6 grupos)
- Ciências da Saúde (25 grupos)
- Ciências Exatas e da Terra (21 grupos)
- Ciências Humanas (30 grupos)
- Ciências Sociais Aplicadas (26 grupos)
- Engenharias (38 grupos)
- Linguística, Letras e Artes (18 grupos)
As informações listadas de cada grupo incluem as listas de pesquisadores e líderes, linhas de pesquisa e repercussões, além das datas de certificação do CNPq.
Evolução
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Letícia Sequinatto, destaca a evolução da universidade nessa área: com apenas um curso de pós-graduação stricto sensu em 1995, avançou para os atuais 50 cursos, sendo 35 mestrados e 15 doutorados.
“Hoje, são 32 programas em que a Udesc é a coordenadora da proposta e mais quatro em que participa. Além disso, a universidade tem quatro cursos de especialização, que, por meio das pesquisas que desenvolvem, contribuem para o crescimento da produção científica e a integração com a sociedade”, afirma Letícia.
“De 2012 para 2020, houve um crescimento de 70% no número de grupos de pesquisa certificados pela Udesc. É um aumento significativo, que representa o fortalecimento da pesquisa na instituição, fruto principalmente da qualificação dos docentes, da captação de recursos externos, da ampliação das redes de pesquisa e notoriamente do Programa de Apoio a Pesquisa (PAP), que ocorre em parceria com a Fapesc. Esse conjunto de fatores favoreceu a produtividade técnico-científica docente e consequentemente o número de cursos de pós-graduação”, ressalta a pró-reitora.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cpe.reitoria@udesc.br.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
Fonte: Governo de SC