Foto: Divulgação / SSP
O incêndio que assustou moradores do Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis, no início deste mês, começa a ser esclarecido. Uma força-tarefa realizada na tarde dessa terça-feira, 9, reuniu Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias na tentativa de esclarecer o que causou o incêndio, onde ele se iniciou e se foi uma ação criminosa.
Na ação, equipes do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede na Capital e do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar, voltaram ao local, desta vez, com apoio investigativo dos peritos do Instituto Geral de Perícias e da 1º Delegacia de Polícia da Capital, que abriu inquérito para apurar as causas e a autoria do incêndio.
Na perícia técnica realizada no local, as equipes definiram o caminho percorrido pelas chamas e a origem do incêndio. O uso de drone do CBMSC auxiliou na visualização completa da extensão da área atingida.
Agora, Polícia Civil e IGP seguirão nas investigações para apurar quem foi o autor do incêndio, caso seja comprovada uma ação criminosa na área. Os peritos do Corpo de Bombeiros Militar seguem com a análise das causas do incêndio.
Ortomosaico garante precisão nas medidas
Na área, a equipe do Batalhão de Operações Aéreas criou um ortomosaico, com a utilização do drone. Esta ferramenta traz fotos detalhadas do terreno, com sobreposição de imagens do local no Google Maps. Ele também cria uma imagem em 3D da área, que será utilizada para estudos futuros.
O incêndio
O incêndio ocorreu no final da tarde do dia 31 de maio e se estendeu até a meia noite, em uma área de vegetação próxima a residências no Morro da Descoberta. Na data, 30 bombeiros do 1º Batalhão de Bombeiros Militar utilizaram seis caminhões para o combate das chamas.
Informações adicionais para imprensa:
Assessoria de Comunicação
Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-8183
Site: http://www.ssp.sc.gov.br/
Fonte: Governo de SC