Neste momento em que enfrentamos dificuldades econômicas devido a pandemia do Covid-19, incentivar o consumo nos comércios e serviços nos municípios de União da Vitória e Porto União é fundamental para a economia local sair fortalecida na crise. E para ajudar os associados, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está lançando a Campanha “COMPRE NO COMÉRCIO LOCAL”.
A campanha tem por objetivo fortalecer o comércio local incentivando o consumo nas lojas, fortalecendo a economia e a preservação de emprego e renda.
“Estamos divulgando a campanha em nossas redes sociais, mídias locais, desenvolvendo materiais para serem usados por nossos associados. Assim, é de extrema importância que todos os associados abracem a causa”, divulgou o CDL.
O CDL orienta os comerciantes a usarem os materiais da campanha nas suas redes sociais e em seus materiais de divulgação, para divulgar aos seus clientes e incentivar seus funcionários. Os materiais são postados no grupo de associados e no Facebook do CDL. “Cada ação que tomarmos é um passo para sairmos desta crise mais fortalecidos”, afirmou o comunicado do CDL.
Apesar desse incentivo, a preocupação com a saúde dos trabalhadores e dos próprios comerciantes foi o tema de uma reunião entre o CDL e a administração municipal.
O Presidente do CDL Artibano Nhoato mostrou a preocupação de todos os órgãos com as pessoas no seu cotidiano, no seu dia-a-dia. “Alguns locais, algumas lojas talvez não estão levando muito a sério o Coronavírus, isso é uma pandemia. Já está enchendo a paciência até as orientações, mas eu acho que devemos ter todo cuidado. Devemos usar máscara, luvas e álcool em gel. Eu acho que é uma necessidade de uma consciência maior de todos”, disse Artibano.
As campanhas de conscientização devem aumentar e os cuidados devem continuar para evitar mais contágios pelo coronavírus. “As pessoas que utilizam o transporte coletivo têm que usar máscara, quem não usar, está pondo em risco quem está se protegendo. Parte das próprias pessoas que utilizam o transporte em cobrar isso também do próximo. As coisas mudaram, o uso da máscara é importante. A nossa preocupação é que não haja a necessidade de um novo fechamento do comércio e ninguém quer isso, por isso precisamos unir forças e juntos resolver essa situação o quanto antes”, completou o presidente do CDL.
“Recebemos algumas reclamações de que havia muita aglomeração no terminal urbano em alguns horários, repassamos a reclamação para a empresa e para a polícia militar e hoje estamos conversando para encontrar uma solução. A empresa vai adquirir uma máquina para higienização a vapor dos ônibus. As linhas já estão mais distantes de horários para evitar aglomeração. Conversamos com as entidades hoje e com o CDL para que possamos manter a saúde das pessoas e preservando a vida e a atividade comercial. Vimos em alguns municípios que aumentaram o número de casos e tiveram que fechar o comercio novamente. Então pedimos ao CDL que converse com os seus filiados para que oriente seus funcionários para preservar as suas vidas e dos clientes”, esclareceu Bachir.
Em União da Vitória até esta terça-feira, 26, haviam nove casos curados, quatro em tratamentos e oito casos suspeitos. Enquanto isso em Porto União já são quatro casos curados, um caso em tratamento e nenhum caso suspeito.
Bares
A fiscalização de União da Vitória no final de semana fechou bares que não cumpriram os decretos contra o coronavírus. Lembrando que o toque de recolher ainda está em vigor no município.
O trabalho de fiscalização contou com a presença do Setor de Fiscalização e Defesa Civil da Prefeitura de União da Vitória, e do apoio da Polícia Militar. As equipes foram para as ruas e com denúncias repassadas para a central 190 como para a Prefeitura de União da Vitória, as equipes foram para os endereços, onde encontraram bares abertos e com aglomeração de pessoas. Na sexta-feira, um bar foi notificado e o seu proprietário deverá comparecer ao Fórum da Comarca. Já no domingo a equipe teve muito trabalho, pois bares estavam de portas abertas depois das 22h, e assim não respeitando o decreto municipal do toque de recolher. Em alguns bares a Polícia Militar ao chegar viu a luz ligada e a porta fechada, mas foi feita a fiscalização, sendo encontro várias pessoas dentro do estabelecimento comercial.
Segundo a responsável pelo Setor de Fiscalização da Prefeitura de União da Vitória, Ângela Horbatiuk, foi constatado que as determinações não estão sendo seguidas e tudo indica que será necessário multar e até cassar o Alvará de Funcionamento se o decreto não foi respeitado. “Os trabalhos do toque de recolher em União da Vitória, continuam acontecendo, sendo das 22h até às 6h do dia seguinte. Neste final de semana pudemos confirmar que os bares não estão cumprindo a lei e por isso foram fechados e duas pessoas foram encaminhadas para a sede do 27º Batalhão da Polícia Militar, onde foi feito um termo circunstanciado. Outro estabelecimento foi fechado devido não estar cumprindo o decreto, mas também a documentação do bar não estar em dia. O trabalho de toque de recolher não vai parar e se a comunidade não se conscientizar vamos iniciar as multas nos bares e até cassar o Alvará”, destacou Ângela.
O Setor de Fiscalização como da Defesa Civil, estão nas ruas durante o dia verificando o comércio em geral como também na parte da noite sobre o toque de recolher.
Lembrando que as pessoas devem usar máscaras e nas portas de todo o comércio e empresas deve ter álcool gel à disposição dos clientes. Em União da Vitória, devido ao decreto municipal, está em vigor o toque de recolher das 22h até às 6h do dia seguinte, onde todas as pessoas devem estar em suas casas.
Fechamento de parques
Na sexta-feira, 22, o prefeito Santin Roveda, determinou o fechamento do acesso ao Morro do Cristo como também a entrada de veículos no Parque Ary Queiroz (Parque Ambiental) e do Parque Linear como também está proibido o uso de parquinhos e academia ao ar livre.
Na tarde desta segunda-feira, 25, foram colocados no espaço do Parque Ary Queiros (Parque Ambiental) e Parque Linear barreiras para evitar a entrada de veículos do espaço público, para evitar a aglomeração.
Na tarde de segunda-feira uma equipe do Setor de Obras esteve no Parque Ambiental, onde foi colocado tubos e junto terra para evitar a entrada de veículos no espaço. Na oportunidade o vice-prefeito Bachir enfatizou que não está proibido a entrada de pessoas que vão fazer uma caminhada ou andar de bicicleta. “Estamos fazendo a proibição da entrada de veículos no Parque Ambiental, para evitar aglomeração e também evitar que pessoas fiquem no local, ouvindo música. Quem foi no Parque Ambiental, deve usar máscara e se cuidar e evitar aglomeração”, enfatizou Bachir.
Além da entrada no acesso na Ponte Interventor Manoel Ribas (Ponte dos Arcos), foi colocado tubos também no acesso ao Parque Linear embaixo da Ponte Domício Scaramella e nas ruas que dão acesso do parque em direção à avenida Bento Munhoz da Rocha Neto.