Coronavírus em SC: Grupo de trabalho da Udesc define ações para realização de aulas online nos cursos presenciais

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Foto: Divulgação/Udesc

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) definiu nessa segunda-feira, 13, ações para a realização de atividades acadêmicas de cursos presenciais de graduação e pós-graduação no modo remoto (online). Os trabalhos presenciais estão suspensos desde 17 de março devido à pandemia do novo coronavírus.

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As decisões foram tomadas a partir de um Grupo de Trabalho que envolve professores e alunos, equipe de ensino remoto (para apontar possibilidades para os cursos presenciais) e representantes dos cursos da área da Saúde (para realização de estudos sobre demandas específicas). Entre as primeiras ações estão a aplicação de questionários à comunidade acadêmica sobre atividades no modo remoto. 

Todas as ações previstas pela Udesc serão apresentados em 27 de abril, quando haverá uma reunião do GT com todos os subgrupos e a equipe da gestão 2020-2024. Entre as medidas estão: 

  1. Uso do ensino remoto nos cursos presenciais;
  2. Ajuste do calendário acadêmico da graduação e da pós-graduação;
  3. Identificação de ações para assegurar a efetiva implantação;
  4. Acompanhamento e avaliação das ações implantadas.

O grupo de trabalho tem o novo pró-reitor de Ensino, Nério Amboni, como coordenador e a nova pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Letícia Sequinatto, como coordenadora-adjunta. “Teremos de levar em conta várias questões da comunidade acadêmica e da estrutura. Acredito que a Udesc conseguirá encontrar uma alternativa consciente e responsável para não haver problemas na qualidade do nosso ensino”, destaca Amboni.

Os debates e os estudos do GT e dos subgrupos contam com participação de professores de todos os centros de ensino, técnicos da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e representantes dos alunos. Ao lado de Amboni e da pró-reitora Letícia, o novo reitor Dilmar Baretta agradeceu a todos os gestores, professores, técnicos e estudantes envolvidos nos debates.

Ações do subgrupo de professores e alunos

Liderados pelo diretor-geral do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), Everton Luis Pellizzaro de Lorenzi Cancellier, esse subgrupo está finalizando um questionário que deverá ser aplicado junto aos alunos e professores entre 16 e 20 de abril.

Os principais pontos do questionário para os docentes são:

  • Acesso a recursos tecnológicos; 
  • Equipamentos necessários para a atividade; 
  • Softwares para as disciplinas ministradas; 
  • AVA-Moodle e ferramentas tecnológicas de apoio ao ensino remoto; 
  • Necessidade de treinamento no ambiente Moodle; 
  • Ferramentas tecnológicas complementares relevantes no apoio do ensino remoto nas disciplinas;
  • Percentual do conteúdo que pode ser ministrado de forma remota; 
  • Acesso à biblioteca; 
  • Acesso aos laboratórios;
  • Modalidades de avaliação;
  • Vantagens e desvantagens da adoção do ensino remoto em cursos presenciais de graduação e pós-graduação.

O formulário para os estudantes aborda: 

  • Acesso a recursos tecnológicos; 
  • Softwares para a realização das disciplinas; 
  • Livros e outros matérias bibliográficos mínimos necessários para as disciplinas; 
  • Disponibilidade de tempo para realizar atividades de ensino remoto em tempo real e a qualquer tempo; 
  • Familiaridade com recursos e ferramentas tecnológicas; 
  • Ferramentas tecnológicas complementares relevantes para o aprendizado; 
  • Condições emocionais e psicológicas para a continuidade do curso presencial com atividades de ensino remoto; 
  • Vantagens e desvantagens da adoção do ensino remoto em cursos presenciais de graduação e pós-graduação.

Após o fim do prazo para professores e estudantes responderem esses questionários, o subgrupo analisará e cruzará os dados coletados com as estatísticas de perfil socioeconômico da Udesc entre 21 e 25 de abril. A apresentação dos resultados ocorrerá na reunião geral do grupo de trabalho, agendada para o dia 27.

Trabalho do subgrupo de ensino remoto (online)

Coordenado pela professora Carmen Maria Cipriani Pandini, do Departamento de Pedagogia do Centro de Educação a Distância (Cead), esse subgrupo foi encarregado de analisar as possibilidades ou não do uso de ensino remoto nos cursos presenciais de graduação e pós-graduação.

Os integrantes vêm estudando um conjunto de ações e definiram, por exemplo, o uso da plataforma Moodle como ferramenta principal para professores e estudantes desenvolverem atividades de ensino remoto como forma de minimizar os impactos do isolamento social e assegurar o andamento das atividades acadêmicas dos cursos presenciais. Outros recursos tecnológicos poderão ser utilizados como apoio.

Além disso, as coordenações do GT e do subgrupo enviaram comunicado interno às direções-gerais para os centros fazerem levantamento dos professores que necessitam de capacitação no Moodle e daqueles que já dominam a ferramenta e podem dar apoio aos colegas.

As direções-gerais deverão encaminhar as duas listas ao grupo de trabalho até 17 de abril. Com base nesses levantamentos, salas virtuais para os cursos de formação docente serão organizadas e criadas no Moodle até o dia 20, enquanto a capacitação iniciará no dia 22.

Com o apoio da Direção-Geral da Udesc Cead, haverá as seguintes formações para professores: cursos básicos do Moodle e aperfeiçoamentos como “Docência na EAD: Metodologia Udesc” e “Aprendendo o Moodle”.

Atividades do subgrupo de cursos da área da Saúde

Liderado pela professora Edlamar Kátia Adamy, do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), esse subgrupo está discutindo com professores, alunos e técnicos:

  • Questão do estágio;
  • Percentual de aulas teóricas e de aulas práticas;
  • Necessidade de uso de laboratórios;
  • Carga horária teórico-prática (ATP) que exige realização em cenários reais de prática;
  • Verificação de estudantes e professores pertencentes aos grupos de risco: imunossuprimido, cardiopata, com doença pulmonar, enfermidades hematológicas, doença renal crônica, imunodepressão (asma, bronquite, DPOC, diabetes, hipertensão, lúpus, câncer, obesidade ou outra) ou se está acima de 60 anos;
  • Se o discente ou o docente reside com pessoa pertencente a grupo de risco.

Até a quarta-feira, 15, o subgrupo enviará questões da sua área para inserção nos formulários que estão sendo elaborados pelo subgrupo de professores e alunos. Além disso, o subgrupo dos cursos da área da Saúde apresentará, até o dia 22, uma proposta de curso de formação no Moodle sobre o novo coronavírus, voltado para professores, técnicos e estudantes.

Mais informações

Mais informações sobre as ações do GT podem ser obtidas pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br.

Acompanhe as notícias sobre o novo coronavírus

As notícias sobre as medidas para conter a propagação do novo coronavírus em Santa Catarina e os boletins atualizados com a situação do Estado podem ser acessadas no site www.sc.gov.br ou www.coronavirus.sc.gov.br. As atualizações podem ser acompanhadas ainda pelo YoutubeInstagram Facebook do Governo do Estado.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  


Fonte: Governo de SC

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