Deputados aprovam projeto que amplia ações de esclarecimento sobre o câncer

333 views
4 mins leitura

Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou nesta segunda-feira (18) o projeto de lei 203/2017, que amplia o alcance das ações de valorização das pessoas portadoras de câncer. O projeto altera a lei estadual 18.494, de junho de 2015 (que instituiu a Semana de Valorização das Pessoas Portadoras de Neoplasia Maligna) e prevê a exibição de mensagens nos cinemas, antes do filme principal, enfatizando a importância da qualidade de vida e da inclusão social das vítimas desta doença, além da necessidade de consultas médicas, prevenção e diagnóstico precoce para um tratamento eficaz.
Trata-se de proposição do deputado Anibelli Neto (MDB), aprovada em segunda discussão.

Também foi aprovado em segunda discussão pelo plenário o substitutivo geral da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ao projeto de lei 147/2015, que dispõe sobre a denominação de bens públicos estaduais. O projeto, de autoria do deputado Tercilio Turini (PPS), normatiza as propostas desta natureza a fim de agilizar a tramitação do processo legislativo. Os deputados aprovaram ainda, em segunda discussão, o projeto de lei 235/2018, do deputado Evandro Araújo (PSC), que determina prioridade no atendimento a doadores convocados de sangue raro e fenotipado em bancos de sangue do Estado do Paraná.
Vetos – Foi mantido pelo plenário o veto do Poder Executivo ao projeto de lei 29/2017, da ex-deputada Cláudia Pereira, que determinava a inserção nas placas de atendimento prioritário os símbolos da descrição das deficiências física, auditiva, visual, mental, múltipla, síndrome de down, transtorno de espectro autista e mobilidade reduzida nos estabelecimentos públicos e privados do Estado do Paraná.

Já o veto do Executivo ao projeto de lei 561/2016, que isenta de pagamento das taxas de revalidação de diploma de graduação, mestrado e doutorado os refugiados que vivem no Paraná, teve sua votação adiada para a sessão desta terça-feira (19), conforme requerimento aprovado em plenário. O projeto é de autoria do ex-deputado Chico Brasileiro e dos deputados Tercilio Turini (PPS), Maria Victória (PP) e Evandro Araújo. 

Pronunciamentos – Entre os vários temas debatidos em plenário na sessão plenária desta segunda-feira destacam-se a reforma da Previdência Social – que também foi objeto de audiência pública realizada pela manhã no Plenarinho da Assembleia Legislativa –, obras públicas do Governo estadual nas áreas de educação, habitação e saúde, questões de segurança pública e o bullying nas escolas. 
Entre os deputados que foram à tribuna estiveram Michele Caputo (PSDB), Mabel Canto (PSC), Requião Filho (MDB), Arilson Chiorato (PT), Ricardo Arruda (PSL), Soldado Fruet (Pros), Galo (Pode) e os líderes do Governo, Hussein Bakri (PSD), e da Oposição, Tadeu Veneri (PT). 
Mensagem – Na abertura da sessão, a Mesa Diretora anunciou a mensagem 9/2019 do Poder Executivo, autorizando a abertura de um crédito especial ao orçamento geral do Estado no valor de R$ 4,4 milhões para ações que serão executadas no âmbito da Secretaria do Planejamento, através da Agência Paraná de Desenvolvimento. 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Assembleia do Paraná poderá ter uma Procuradoria da Mulher

Próxima publicação

Paraná vai implantar projeto federal de segurança pública