Prevenção ao suicídio está entre os principais desafios da Comissão de Combate às Drogas

247 views
3 mins leitura

A Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa realizou sua primeira reunião ordinária na tarde desta quarta-feira (27). Durante o encontro foram apresentados os desafios da próxima legislatura. Com o bordão “Viver é a melhor opção”, a prevenção ao suicídio foi escolhida como uma das principais metas em 2019.

Criado em 2014 através de uma parceria da Comissão e o Executivo, o Projeto Reviver está presente em 72 das 150 comunidades terapêuticas espalhadas em mais de 50 cidades catarinenses. Até o momento, a iniciativa já atendeu cerca de 15 mil jovens, alcançando um percentual de 65% de reabilitação.

Ao todo são ofertadas 720 vagas nos centros terapêuticos. Para 2019, a meta é realizar oito seminários regionais com foco na prevenção. “Nós já estamos em contato com a presidência no sentido de fazer uma parceria com a Escola do Legislativo e realizarmos seminários buscando trabalhar essa temática com profissionais qualificados que possam nos dar essa consolidação de uma perspectiva preventiva em Santa Catarina”, afirmou o presidente da Comissão, deputado Ismael dos Santos (PSD).

Ainda conforme o parlamentar, cerca de 70 mil pessoas são usuárias de crack em Santa Catarina. Florianópolis tem registros de 50 pequenas crackolândias espalhadas pela cidade. Em âmbito global, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio em algum lugar do mundo.

“Então nós estabelecemos a prevenção como o nosso grande mote de trabalho em 2019 e escolhemos como proposta o bordão ‘viver é a melhor opção’. Investindo na prevenção porque nós sabemos que a questão das drogas, sejam lícitas ou ilícitas, acabam induzindo as pessoas a dois grandes abismos: primeiro a depressão e depois o próximo passo é o suicídio”, lembrou o parlamentar.

Integram também a comissão as deputadas Ada de Luca (MDB) e Luciane Carminatti (PT), e os deputados Fernando Krelling (MDB), Sergio Motta (PRB), Jair Miotto (PSC) e Sargento Lima (PSL). 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Santa Catarina bate recorde de três dias sem homicídios

Próxima publicação

Comissão inicia com o desafio de aliar turismo e questão ambiental