• olimpiadas-apae.png

XXI Olimpíadas das Apaes acontece em Porto União


O evento que acontece nesta quinta-feira no município reúne atletas de 10 cidades da região do Planalto Norte

em Porto União e União da Vitória por

Acontece na manhã desta quinta-feira, 21, no ginásio do Colégio São José em Porto União, a abertura das Olimpíadas das Apaes. A Etapa Regional – Planalto Norte – inicia às 8h30 com a cerimônia de abertura e recepção dos atletas e em seguida os primeiros jogos (veja tabela)

O evento é organizado em parceria pela Apae de Porto União, Conselho Regional das Apaes, presidida por Albertino Mafra, Prefeitura de Porto União e empresas privadas das cidades.

Além dos atletas de Porto União virão competidores das cidades de Bela Vista do Toldo; Canoinhas; Irineópolis; Itaiópolis; Mafra; Major Viera; Monte Castelo; Papanduva; e Três Barras.

Diversas modalidades serão disputadas entre mais de 130 atletas/alunos. Toda a coordenação do evento está a cargo da Apae local, que tem na Presidência Leocir Weber e na diretoria Lorena Scheffer Redolfi. O evento conta com a colaboração dos parceiros de instituições públicas e privadas.

Após o cerimonial de abertura as olimpíadas seguem com a programação no Módulo Esportivo Armando Sarti, no bairro Santa Rosa. Lá todas as atividades serão desenvolvidas até o final da tarde.

Os atletas classificados disputarão a fase estadual da competição, que ainda não tem data divulgada. O Departamento Municipal de Esportes (DME) comandada por Moacir Capistrano, que está organizando toda a parte esportiva do evento.

O objetivo da Olimpíadas é proporcionar aos estudantes das Apaes não só participarem de um evento de amplitude nacional, mas também de oportunizar momentos de interação com outras pessoas, uma vez que frequentemente são impossibilitados pelas barreiras físicas e sociais. Sendo um dia de interação e desporto competitivo.

Condução do fogo simbólico da competição até a pira olímpica será realizada pelo aluno e atleta Gustavo Henrique Costa. O juramento do atleta será feito pela atleta Viviane Vergopolan.

 

HISTÓRICO OLIMPIADAS DAS APAES

Olímpiadas das Apaes são realizadas desde o ano de 1973, contando com a realização de etapas municipais, estaduais e a nacional, que envolve todo o País. Os eventos são realizados uma vez a cada três anos e contam com a participação de milhares de pessoas. O evento é uma inspiração das Paraolimpíadas realizadas pela primeira vez em Roma no ano de 1960, as quais objetivavam a inclusão de atletas com deficiência em esportes de alto desempenho a partir da adaptação das estruturas e modalidades esportivas. No entanto, mesmo no âmbito das modalidades paraolímpicas, era difícil incluir as pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Foi assim que as Apaes começaram a investir na educação física em suas unidades, buscando a adaptação de modalidades esportivas às condições funcionais das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, criando, assim, as competições como incentivo à prática esportiva.

 

Veja as competições que serão realizadas:

Corridas dos 100; 200 e 400 metros; corrida de revezamento 4×100 metros; corrida down 50 e 100 metros; caminhada PC 25, 50 e 100 metros; corrida especial 50 metros; arremesso do peso; lançamento de dardo; lançamento de disco; lançamento de pelota; salto em distância e salto em altura.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Vá para o Topo