• sc2030.png

Workshop Regional SC 2030 define prioridades da Macrorregião do Planalto Norte


Evento discutiu temáticas de saúde, assistência social, educação, agricultura, meio ambiente, infraestrutura, turismo, cultura e esporte e ciência, tecnologia e inovação

em Estado SC por

Com a participação dos 13 municípios do Planalto Norte Catarinense e envolvendo mais de 120 inscritos das regiões de Canoinhas e Mafra, foi realizado nesta quinta-feira, 14, na sede da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), em Mafra, o oitavo e último workshops regional SC 2030.

Participaram da abertura do evento os secretários executivos regionais das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de Canoinhas, Aloísio Francisco Salvatti; e de Mafra, Abel Schroeder; o diretor da Secretaria de Estado de Planejamento Norton Broppré; e prefeito de Major Vieira, Orildo Severgnini, representando os demais prefeitos da região.

Os mais de 120 participantes, representando toda esfera governamental na região, além da participação de secretários municipais e entidades da sociedade civil, puderam assistir uma apresentação do Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030 com tendências e cenários das regiões e Estado, além de dados sintetizados nos workshops setoriais previamente realizados.

O workshop teve também a divisão em grupos para debate nas temáticas de saúde, assistência social, educação, agricultura, meio ambiente, infraestrutura, turismo, cultura e esporte e ciência, tecnologia e inovação. Os estudos foram extraídos de trabalhos de pesquisas e estudos realizados com um grupo de professores e pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No final do Workshop, cada representante dos grupos pode apresentar os três principais pontos que necessitam de uma maior atenção, visando o desenvolvimento e apresentando ações estratégicas para soluções no desenvolvimento da região.

Salvatti enfatizou que o Workshop possibilita a região do Planalto Norte ajudar a criar as políticas públicas de todo Estado e também voltadas à região, visando um futuro promissor. “Podemos hoje levantar informações e necessidade do Planalto Norte, que serão levadas em conta por muitos anos ainda”, destacou o secretário da ADR Canoinhas.

O diretor da Secretaria de Estado de Planejamento explicou que os workshops macrorregionais tem objetivos muito claros. “Estamos aqui para juntos identificar os problemas que impossibilitam o desenvolvimento de cada região. Vamos construir de forma participativa esse plano, como um instrumento auxiliar nas ações governamentais de Santa Catarina”, destacou Norton Broppré.

A realização dos Workshops, que aconteceram em oito macrorregiões do Estado, é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento (SPG), em cooperação com a UFSC e com apoio da FAPESC.  A equipe da SPG pretende entregar o relatório completo para aprovação do governador do Estado, Raimundo Colombo, até o final deste ano.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Vá para o Topo