Anúncio Bitur - Viagens Em 2018.
  • f19-07-17-UNIGUAÇU.jpeg

Sétimo período de Agronomia realiza visita técnica em fazenda da SLC Agrícola


A visita aconteceu no mês de junho na cidade do Mato Grosso do Sul

em Porto União e União da Vitória por

Em junho, os acadêmicos do sétimo período de Agronomia, na disciplina de “Culturas Anuais I”, juntamente com o professor, Elizandro Fochesatto, realizaram uma visita técnica na fazenda Planalto, pertencente à SLC Agrícola, a qual, faz parte do grupo SLC, localizada na cidade de Costa Rica, Estado do Mato Grosso do Sul.

Segundo o professor da disciplina, o principal objetivo da visita técnica, foi de proporcionar aos alunos o conhecimento técnico da cultura do algodão e cana-de-açúcar, desde a semeadura/plantio até a colheita, visto que, estas culturas não são cultivadas na região de abrangência da Uniguaçu (União da Vitória e seus arredores).

A SLC Agrícola a qual foi fundada em 1977 pelo Grupo SLC, é uma empresa focada na produção de Commodities Agrícolas, sendo a soja, o milho e o algodão o foco principal. Foi uma das primeiras do setor a ter ações negociadas na Bolsa de Valores no mundo, hoje é considerada referência no setor. Possui uma infraestrutura de 14 unidades de produção (fazendas) localizadas estrategicamente em 6 estados brasileiros que totalizaram 395.141 hectares no ano-safra 2016/17, sendo 230.142 de soja, 87.520 de algodão, 72.717 de milho e 4.762 de outras culturas, tais como trigo, milho 1ª safra, milho semente e cana-de-açúcar.

A Fazenda Planalto a qual foi alvo da visita técnica, iniciou as atividades em junho de 1985, com o cultivo de soja, em 1987 milho e 1998 algodão. Ela possui 19.039,79 hectares de área total, sendo 17.437,32 hectares próprios e 1.602,47 hectares arrendados. Sua área plantada na safra 15/16 foi de 20.003 ha, onde foram cultivados 14.669 ha em primeira safra sendo 8.086 ha de algodão, 480 ha de cana e 6.103 ha de soja. Em segunda safra foram cultivados 5.334 ha de milho. Ainda, a fazenda foi a primeira a conquistar três certificações do SGI (Sistema de Gestão Integrada).

De modo geral, segundo o professor, a visita técnica foi um sucesso. “Os alunos tiveram a oportunidade de ver na prática, todas as etapas do que são realizadas na fazenda, desde a semeadura até a colheita das principais culturas, com foco no Algodão e cana-de-açúcar. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer as máquinas que são utilizadas na colheita de algodão, vista da algodoeira (local de beneficiamento do algodão), dentre outras operações que são realizadas na fazenda”, comenta.

Os alunos ficaram muito felizes com a visita, muitos relataram ao professor Fochesatto, que puderam unir os conhecimentos teóricos, vistos em sala de aula e associa-los à prática. Ainda dentre os conhecimentos técnicos proporcionados, tiveram a oportunidade de conhecer uma região totalmente diferente da qual conhecem. O professor relata que, foi uma honra em proporcionar este conhecimento aos alunos, e claro agradecer à SLC Agrícola em especial aos responsáveis técnicos da fazenda Planalto, pela ótima recepção e as informações prestadas ao grupo de alunos.

 
Vá para o Topo