Seminário encerra PNAIC 2017-2018 em Cruz Machado


A formação é destinada aos professores que atuam na Educação Infantil e professores alfabetizadores

em Região por

Com objetivo de atender à Meta 5, do Plano Nacional de Educação, que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental, surgiu em 2012 o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Um compromisso entre governos Federal, Estadual e Municipal.

No PNAIC os professores alfabetizadores e orientadores de estudos participam de uma formação, cuja carga horária é de 180 horas. A formação é destinada aos professores que atuam na Educação Infantil, professores alfabetizadores e à um coordenador pedagógico por Unidade Escolar. A formação auxilia para que possa ser desenvolvido um trabalho com qualidade, através de suporte didático-pedagógico.

Neste ano foi a primeira vez que o PNAIC também abordou a educação infantil. O tema de 2018 girou em torno da leitura através da linguagem oral e escrita para alunos do infantil 5 e o ensino da Língua Portuguesa e Matemática para o 1º ciclo. Na cidade de Cruz Machado participaram 20 professores de educação infantil e vinte e oito (28) professores do primeiro ciclo.

Os encontros aconteciam na sala de reuniões, na parte externa da prefeitura municipal. O primeiro encontro aconteceu no dia 21 de maio de 2017. Neste dia foram realizadas as oficinas contando e encantando com o Fio de Contas Matemática e Leitura Deleite. O objetivo foi apresentar o Fio de Contas como um importante recurso na construção do Sistema de Numeração Decimal, visando propiciar os processos de contagem e a representação de quantidades e de numerais, bem como explorar as situações aditivas na resolução de problemas. A parábola do “menino e o mundo quebrado” foi a história abordada na leitura deleite.

No último encontro, os professores que participaram da capacitação organizaram oficinas de contação de história. Cada instituição organizou um seminário para crianças da rede municipal. Apresentações de teatro com fantoches e outras atividades roubaram a atenção das crianças lhes proporcionaram momentos de diversão e aprendizado.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*